segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

DIÁRIO DE TERÇA-FEIRA 02/12/2025

 

Terça-feira 02/12/2025.

 

Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, queridos e tradições. (Bill McKibben)

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Lc 10,21-24

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor!

 

Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:

- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.

- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.

Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:

- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

 

 

Palavra da Salvação

Glória a vós Senhor.               

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Padre Antonio Queiroz

 

Jesus exultou no Espírito Santo.

Este Evangelho narra o que aconteceu logo após o retorno dos setenta e dois discípulos, de sua primeira viagem missionária. Eles, muito alegres, contaram para Jesus: “Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome”. Os discípulos se maravilham do poder que tem o nome de Jesus e o seu Evangelho.

Diante disso, Jesus exulta de alegria no Espírito Santo e faz uma oração de louvor a Deus Pai, em nome dos setenta e dois e de todos nós, quando presenciamos maravilhas operadas por Deus através do nosso trabalho pastoral e missionári[o. Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”.

É a alegria do Missionário, enviado pelo Pai, que vê, pela primeira vez, a sua obra sendo continuada por outros, e o Espírito Santo acompanhando da mesma forma. A alegria é grande, porque Jesus sabe que estes setenta e dois são apenas os primeiros de uma fila imensa, que atravessara os continentes e os séculos.

“Essas coisas”, a que Jesus se refere, são as ações maravilhosas operadas por Deus, através dos seus discípulos.

“Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago.” Agora sim, satanás foi derrotado em toda a terra, e derrotado definitivamente.

O Evangelho tem uma força misteriosa para transformar os corações e construir Comunidades, germes de um mundo novo. Evangelizar não é apenas fazer propaganda do Evangelho, mas é ser instrumento da força que o Evangelho tem de transformar, libertar, purificar, converter, expulsar demônios e construir um mundo novo. Para isso, o discípulo não precisa cair no ativismo, mas jogar-se com fé nas mãos de Deus, como fez Maria Santíssima: “Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Jesus exulta ao ver Deus Pai do lado, não dos sábios, inteligentes, ou dos grandes profetas e reis do Antigo Testamento, mas do lado dos pequeninos que são os seus discípulos. Estes têm seus nomes escritos nos céus, como matrícula dos continuadores de Jesus. Portanto, não precisamos ter inveja de nenhum sábio, poderoso ou súper inteligente; o nosso tesouro é a nossa vocação de ser discípulos de Jesus. “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes”. Ser discípulos de Jesus é a melhor parte, a melhor riqueza, a felicidade completa.

“Tudo me foi entregue por meu Pai... E ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Deus Pai confia absolutamente em Jesus, por isso lhe entregou tudo, inclusive a graça de conhecê-lo. O Pai e o Filho compartilham a mesma vida, no Espírito Santo.

Certa vez, um mestre passeava em um campo de trigo, quando um discípulos se aproximou e lhe expôs o seguinte problema pessoal: “Mestre, eu não sei distinguir qual é o meu verdadeiro ideal”.

O mestre lhe perguntou: “O que significa este anel no seu dedo?” “Meu pai me deu antes de morrer”, respondeu o jovem. “Pois me entregue”, pediu o mestre. O discípulo tirou o anel e lhe deu. Na hora, o mestre atirou o anel no meio do campo.

“E agora?” gritou o jovem – “Terei de parar tudo o que estou fazendo para procurar o anel, pois ele é muito importante para mim!”

O mestre concluiu: “Quando achá-lo, lembre-se: Você mesmo respondeu a sua pergunta. Ideal é aquilo que você coloca em primeiro lugar na vida, e pelo qual sacrifica tudo o mais”.

Feliz de quem tem um ideal na vida. E mais feliz ainda quem escolhe como ideal ser discípulo ou discípula de Jesus.

Que este seja o nosso principal gesto ao acolher Jesus no advento.

Maria Santíssima foi a discípula que melhor viu e acolheu as maravilhas da Boa Nova do seu Filho, que foram escondidas a sábios e inteligentes, profetas e reis. Nós pedimos a ela a também amar mais essas maravilhas.

Jesus exultou no Espírito Santo.

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO 

 

Quem te feriu já feriu e já passou.

Lá na frente encontrará o inevitável retorno e pelas mãos de outrem será ferido também.

A Vida se encarregará de lhe dar o troco e tu, talvez jamais fiques sabendo.

O que importa de verdade é o que tu sentiste e mais importante, é o que ainda sentes:

Mágoa?

Rancor?

Ressentimento?

Ódio?

Tu consegues perceber que estes sentimentos foram escolhidos por ti?

Somos nós que escolhemos o que sentir diante de agressões e de ofensas.

Quem nos faz o “mal” é responsável pelo que faz, mas nós somos responsáveis pelo que sentimos.

Esta responsabilidade tem a ver com o Amor que devemos e temos que sentir por nós mesmos.

Quem nos ofendeu, fez o que fez e o momento passou, mas o que ficou aí dentro de ti?

Mágoa?

- Sabias que de todas as drogas ela é a mais cancerígena?

Pela tua própria saúde, joga-a fora.

Rancor?

- Ele é como um alimento preparado com veneno irreconhecível: mais dia, menos dia, tu poderás contrair doenças de cujas origens nem suspeitarás.

Ressentimento?

- Pois imagina-te vivendo dentro de um ambiente constantemente poluído, repleto de bactérias e de incontáveis tipos de vírus: é isso que o teu coração e os teus pulmões estão a aguentar. Até quando achas que eles vão resistir?

Ódio?

- Seus efeitos são paralisantes.

O teu sistema imunológico entrará em conflito com este veneno que com o tempo poderá colocar-te face a face com a morte e talvez muito tarde venhas a perceber que melhor seria ter deixado que o teu agressor colhesse os frutos do que plantou.

Pelo teu próprio Bem e só pelo teu Bem, perdoa.

O perdão libertará e te fará livre para seres feliz.

Esquece o “mal” que te foi feito.

Deixa que quem te ofendeu, se lembre dele através das consequências com que, certamente, virá a arcar.

Muda o teu destino... sê o comandante da tua nau!

Escolhe o melhor caminho para a tua "viagem".

... e se te ferirem mais vezes, perdoa ...

Perdoa... nem que seja só por “sacanagem”!

Silvia Schmidt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ!

 

E até que nos encontremos novamente,

que Deus lhe guarde serenamente

na palma de Suas mãos.

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário