sábado, 1 de março de 2025

DIÁRIO DE DOMINGO 02/03/2025

 

Domingo 02/03/2025

 

“Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço.”

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Lc 6,39-45

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor!

 

E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?

O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.

E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?

Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.

Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. 

 

 

Palavra da Salvação

Glória a vós Senhor.               

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

José Salviano da Silva

 

Você já reparou como nós somos especialistas em corrigir as pessoas? Em apontar os seus erros como se fôssemos perfeitos?  Já reparou na cara e na postura do gerente, do diretor, do comandante, e até mesmo do professor?  Todos fazem uma cara de quem sabe tudo, de quem é perfeito de quem nunca cometeu nenhum errinho...

Nem sempre nos preocupamos em corrigir nossos próprios defeitos, e apresentamos como modelo de perfeição que deve ser seguido pelos demais. No evangelho de hoje Jesus está denunciando essa nossa pretensão inconsequente. A pretensão de querer guiar os outros, sem estar apto para isto, é igualzinho a um ego que fala para o outro cego. Não esquenta. Deixa que eu vou te guiar. Vem comigo que eu te levo até lá. Vão é cair no próximo buraco.

Outro grande defeito nosso é a grande capacidade de perceber as limitações e os pecados das outras pessoas. Reparou que nas brincadeiras entre nós constantemente estamos mostrando os defeitos dos colegas? Principalmente se temos inveja de alguém.  Na rodinha da conversa durante o almoço, durante o intervalo, a tônica é apontar brincando, é claro, os defeitos e as coisas erradas que os companheiros fazem.

Se por um lado isso é bom, porque nós não enxergamos os nossos defeitos, e assim vamos procurar melhorar quando alguém nos aponta as nossas falhas, isso magoa muito principalmente quando temos uma grande falha. Suponhamos que um dos funcionários seja gago. Na hora do lanche, um engraçadinho começa a imitá-lo. Ele pode até levar na brincadeira, mais por dentro aquilo está lhe cortando, lhe magoando muito, porque ele não é assim porque o quer.

Uma coisa que acontece muito na sala de aula, e na vida em geral, é o seguinte: Um aluno ou um funcionário tem pouca inteligência e por isso enfrenta grande dificuldade para entender as matérias e para fazer os exercícios, provas e ou executar as tarefas no setor de trabalho. E por causa disso os demais fazem chacotas, piadinhas, cochichos, como se aquela pessoa tivesse culpa de não ser inteligente como os demais. Se você tem o hábito de participar dessas rodinhas, pare com isso. Porque a pessoa que é criticada por não ser inteligente sofre demais! Em vez de " tirar o sarro", procure ajudá-la, procure impedir que os demais fiquem apontando os seus erros. Afinal, você é cristã, você é cristão e tem de dar bom exemplo não só dentro da igreja, mais na sala de aula, no ambiente de trabalho, na rua etc.

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Deus ainda é capaz de derrubar muros por terra se Ele puder encontrar tamanha fé nos corações dos Seus filhos ou servos. Há alguns anos um colportor (pessoa que vende ou distribui mercadorias de porta em porta, geralmente livros religiosos), o irmão André, de Fortaleza, no Nordeste do Brasil, vendeu a um senhor de uma cidade distante uma cópia de Estudos Bíblicos.

No caminho de volta a sua casa ele leu e estudou aquele livro, e quando regressou já estava guardando o sétimo dia — o sábado. Começou imediatamente a falar a seus amigos e logo um pequeno grupo estava observando o sábado com ele. Alguns meses depois o pastor de outra igreja veio a essa distante cidade e encontrou o irmão André por acaso, enquanto estava em Fortaleza a negócios.

— Um bom grupo de pessoas está guardando o sábado em nossa cidade — disse ele. — É melhor que você vá lá e pregue para eles.

O irmão André iniciou imediatamente a longa jornada. Finalmente chegou a uma cidadezinha 40 quilômetros distante do lugar. Ele começou a procurar uma mula que pudesse alugar para terminar a última etapa da viagem. Logo um policial apareceu e o levou para o delegado.

— Que você vai fazer lá? — perguntou o delegado.

— Irei visitar meus amigos e pregar para eles — respondeu o irmão André.

Não, você não irá! — disse o delegado. — Você poderá visitá-los quando quiser, mas é ilegal pregar, e se você insistir, eu enviarei um policial para prendê-lo e inaugurar a cadeia ali.

— Então é melhor que me prenda agora e me ponha na cadeia — disse o irmão André — pois eu estou indo lá para pregar.

— Mas nós não podemos prendê-lo antes que você desobedeça às leis — disse o delegado.

— Bem eu irei — disse o irmão André. E foi.

Mas enquanto ele estava pregando e o policial se preparava para

prendê-lo, o Senhor enviou uma grande tempestade com fortes ventos e soprou sobre a cadeia recém-construída — e suas paredes caíram por terra!

O irmão André continuou pregando. Quando o Pastor Halliwell e alguns outros obreiros foram para batizar o grupo, a cadeia – antes novinha em folha – ainda estava em ruínas.

Lembre-se, não há nada demasiado difícil para o Deus vivo fazer por você se encontrar em você tal fé genuína.

- Extraído de Eric B. Hare, Começando Com Deus, Inspiração Juvenil de 1987.

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ!

 

E até que nos encontremos novamente,

que Deus lhe guarde serenamente

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário