domingo, 2 de março de 2025

DIÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA 03/03/2025

 

Segunda-feira 03/03/2025

 

“Um dos momentos mais felizes da vida é quando você encontra a coragem para abandonar aquilo que não pode mudar!”

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Mc 10,17-27

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor!

 

 

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.

Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.

Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.

E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?

Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

 

 

Palavra da Salvação

Glória a vós Senhor.               

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade

 

Esse evangelho traz uma grande lição para os que estão na caminhada: A autoanálise.

Todos têm altos e baixos durante a caminhada. Às vezes passamos longos períodos na penumbra da fé. Vivemos por vezes, períodos consideráveis de aridez, conhecemos de perto a preguiça espiritual chamada de tibieza.

Todos já passaram por ela. É a vontade de largar tudo, ficar em casa, descansar, repousar, dar um tempo, fugir, se refugiar, esconder-se, (…). E cada um tem sua forma peculiar de voltar para o Senhor após cada solavanco que somos acometidos. Mas hoje não falarei dela e sim da “arrogância espiritual”.

Buscar a santidade é como escalar degraus de uma pirâmide íngreme sendo mais fáceis os estágios inferiores do que os superiores, portanto quem está num estágio mais alto, busque o equilíbrio como grande aliado.

O que isso tem a ver com evangelho de hoje?

Jesus tinha um olhar extremamente doce. Ele (olhar) conseguia ver através das máscaras que costumamos colocar para nos proteger. Por vezes nos fingimos de fortes quanto à fé, mas é justamente nessa hora que nos tornamos mais frágil. Diz a química que um copo de vidro muito quente ao ser resfriado muito rapidamente, trinca e quebra. Talvez o segredo é não perder a quentura ou talvez tentar evitar se expor ao frio.

Nos olhos de Pedro Jesus viu se concretizar a tríplice negação. O evangelho narra que Pedro chorou profundamente após o olhar de Jesus. Ele hoje olha nos olhos do jovem rico e defere uma das colocações mais profundas e diretas que temos no evangelho de Marcos: “(…) Falta mais uma coisa para você fazer”.

O orgulho daquele jovem não o permitiu que continuasse a crescer. Talvez não aceitasse que ainda tinha algo que faltasse. Quantas vezes também nos comportamos assim? Dominados de tamanha prepotência nós achamos a “última bolachinha do pacote”? É triste, mas vi muitos sucumbirem assim, inclusive padres, pregadores, animadores e coordenadores: através do frio extremo da prepotência!

Precisamos colaborar também. Precisamos parar de idolatrar personalidades, em especial as que levam a palavra de Deus, pois são humanas, erram, são frágeis e que também podem a qualquer momento ser tentadas a se acharem. Precisamos mudar nosso foco. Parar de convidar as pessoas porque a missa será com “padre tal”, pois o padre tal não é mais importante que Jesus que se faz alimento na celebração. Não é o pregador fulano de tal que opera milagres e sim o Espírito Santo que se manifesta por sua fidelidade e pura graça de Deus. “(…) Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível”.

Essas pessoas que estão degraus acima de nós devem vigiar cada vez mais, pois nunca se viu tamanha caça aos seus erros pelos meios de comunicação. Precisamos entender que sempre falta alguma coisa e só seremos completos em Deus.

E quanto a nós, o que falta ainda?

“(…) Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?” (Marcos 8, 34-36)

Na verdade os santos de nossa igreja não foram santos por terem escalados sozinhos os degraus e sim por quererem incansavelmente ver você também subir.

Quem caiu, levante! Ninguém disse que ao subir não teriam arranhões.

Um imenso abraço fraterno.

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Certa vez, um menino, com uma caixa de engraxate nas costas, apertou a campainha da casa paroquial. O padre veio e ele disse:

- “O senhor tem sapatos para engraxar?”

- “Não, filho, sou eu mesmo que engraxo os meus sapatos”.

E o padre começou a conversar com o garoto:

- “Onde você mora?” Era no bairro mais pobre da cidade.

- “Em que série você está, na escola?”

- “Eu não estou na escola, pois preciso ajudar em casa. O meu trabalho de engraxate é para isso”.

- “Você já foi à escola?

- “Nunca”.

- “Sabe ler e escrever?”

- “Não”.

Então o padre trouxe um par de sapatos para ele engraxar. Enquanto isso, a conversa continuava. No fim, o menino disse:

- “O senhor me dá uma Bíblia?”

- “Você quer Bíblia para quê, se não sabe ler?”

- “Mas padre, a Palavra de Deus não está na Bíblia? Eu não sei ler, mas abro a Bíblia, olho para ela com fé, e a Palavra de Deus entra pelos meus olhos e toma conta de mim”

O padre trouxe uma Bíblia, deu ao garoto e disse, emocionado: “Muito obrigado, filho!”

“A Palavra de Deus é viva e eficaz. É mais cortante que uma espada de dois gumes” (Hb 4,12).

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ!

 

E até que nos encontremos novamente,

que Deus lhe guarde serenamente

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário