terça-feira, 28 de março de 2023

Quarta-feira 29-03-2023

 

Quarta-feira, 29 de março de 2023

 

"A palavra progresso não terá qualquer sentido quando houver crianças infelizes."[Albert Einstein]

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Jo 8,31-42

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor!

 

 

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”

34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”..

39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.

Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

 

 

 

Palavra da salvação

 

Glória a vós Senhor.

 

 

 

 

       

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Pe. Antônio Queiroz CSsR

 

Se o Filho do Homem vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

Neste Evangelho, Jesus, através da comparação com o escravo, mostra-nos que a liberdade que ele oferece é a única verdadeira e definitiva. No mundo, as coisas são passageiras, como o escravo naquele tempo que ficava passando de família em família. Jesus não é escravo, mas filho. As obras dele permanecem, como o filho permanece sempre na sua família. Além disso, a liberdade oferecida por Jesus é fruto da verdade, e esta não muda. Mas só conhece a verdade quem permanece na palavra de Jesus: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

A verdade liberta e a mentira escraviza, da mesma maneira que o pecado. Temos de optar entre a verdade e a mentira. O próprio Cristo é a verdade. A mentira é a raiz de muitos pecados, assim como a verdade é a raiz de muitas virtudes.

Jesus declara que a mera descendência natural de Abraão não é garantia de que a pessoa está com Deus. É Cristo que nos estabelece na autêntica linhagem de Abraão, pela fé. Entretanto, para sermos discípulos de Cristo, temos de por em prática a sua palavra.

Abraão é o pai da fé, uma fé não só de cabeça, mas que o levou a jogar a sua vida na direção das promessas de Deus, apesar de não conhecer a fundo essas promessas. Os verdadeiros filhos de Abraão são os que o imitam, jogando-se agora no seguimento de Cristo.

O mundo hoje tenta fazer a cabeça de todo mundo, como um rolo compressor. Essa massificação começa com as crianças, aprofunda-se nos jovens e nestes a massificação já começa a produzir frutos: drogas, sexo livre, gangues... A manipulação atinge também o setor religioso; quem não está firme na Palavra de Deus, não persevera na verdadeira Igreja de Cristo.

É urgente sermos “discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham vida nele” (Documento de Aparecida).

Os mártires testemunhos que o seguimento de Jesus leva à verdade e está liberta a pessoa. Mesmo morrendo, eles são mais livres do que muitos que andam pelas ruas.

Certa vez, um senhor foi ao hospital visitar um amigo que estava internado, muito mal. O amigo estava com balão de oxigênio.

O visitante chegou ao lado da cama e ficou em pé, parado, conversando com ele. Mas não percebeu que havia pisado na mangueirinha do oxigênio, e assim o doente não podia mais respirar.

Logo o doente começou a sentir-se mal e, percebendo a causa, empurrou o visitante para trás. Foi só este se afastar, pronto, o doente começou a respirar normal e recuperou a tranqüilidade.

Existem certos “visitantes” que se aproximam de nós interessados no nosso dinheiro, e não hesitam em destruir a nossa vida, por exemplo, levando-nos ao vício e a outras coisas que matam.

Campanha da fraternidade. O homem foi criado perfeito e viveu assim até descobrir a maldade, que foi a causa da sua deterioração, da sua exclusão da presença de Deus. O desejo desenfreado do lucro, do poder e do prazer gera a violência e traz todo tipo de mal para a sociedade. São fonte de insegurança.

Antigo Testamento nos mostra que fomos criados para a comunhão com Deus e com os irmãos, na vivência concreta do amor e somente a partir deste critério poderemos de fato ter segurança. Somente põe a sua confiança no Senhor aquele que faz a Sua vontade.

Quanto mais perto de Deus, mais livre é uma pessoa. Maria Santíssima era uma mulher livre. Ela não se submeteu aos tabus da época em relação à mulher: falava em público, denunciava, fazia longas viagens... Que ela nos ajude a permanecer e crescer na Palavra do seu Filho.

Se o Filho do Homem vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

 

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

O novelista Oscar Wilde escreveu: “Experiência é o nome que todo mundo dá aos próprios erros.”  Embora essa observação de Wilde oculte uma farpa, insinuando que as pessoas sempre encontram uma desculpa para o que fizeram, também salienta uma verdade que, em essência quer dizer: “Fracassar é aprender uma lição valiosa.”

O fracasso raramente é fácil de se admitir e geralmente é desencorajador.  Quando falhamos, com frequência enfrentamos a tentação de desistir, frustrados.  Mas o fracasso faz parte da vida tanto quanto a respiração.  Diante dele, devemos retroceder – voltar ao ponto em que começamos e tentar novamente, esperando alcançar sucesso nessa e em futuras tentativas.

Se você pensar seriamente sobre isso, verá que somos como crianças, tentando novamente.  Considere o seguinte:

.  Todos nós caímos na primeira vez que tentamos andar.

.  Todos nós quase nos afogamos na primeira vez que tentamos nadar.

.  Quase todos erramos na primeira vez que tentamos rebater ou chutar uma bola.

.  Rowland Hussey Macy, fundador da primeira loja de departamentos da América, fracassou sete vezes, antes que sua loja se tornasse um sucesso.

.  O novelista John Creasey recebeu 743 bilhetes de recusa;  passou então a escrever os seus 562 best-sellers.

Como você responde aos reveses da vida?  Se retrai, desencorajado, com medo de se arriscar a um novo fracasso ou reúne toda a sua determinação para tentar outra vez, encarando o desafio com mais empenho, cheio da expectativa do sucesso?

Atente para o excelente conselho de Paul S. Rees:  “Deus pode transformar nossos fracassos em sucesso; nossos medos em coragem; pode tomar nossos pré-julgamentos e fundi-los com Seu amor; pode nos envolver quando nos afastamos totalmente dEle e de nossas obrigações e estender uma mão resgatadora sobre nós; pode fazer-nos voltar e encarar a tarefa que nos intimidava e subjugar o inimigo que nos abatia.”

Não estamos sós em nossas lutas.  Considere a animadora palavra que Deus nos fala através da Bíblia, para os tempos de lutas: “Não tema, pois Eu estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa”  (Isaias 41.10).

A resposta correta.   Reagir apropriadamente a fracassos e reveses é mais do que apenas buscar a vitória.  É ajudar-nos a nos tornar melhores, construindo em nós um caráter mais vigoroso.  Tiago declara isto do seguinte modo: “Meus irmãos, fiquem muito alegres  por terem que passar por todo tipo de provações, pois vocês sabem que aprendem a perseverar quando sua fé é posta à prova. Mas é preciso que a perseverança complete a sua obra em vocês, para que sejam homens completos e autênticos, sem nenhuma deficiência” (Tiago 1.2-4).

Colocando a fé no lugar correto.  Fé - não somente em nós mesmos e em nossas habilidades, mas mais importante ainda, em Deus que controla todas as circunstâncias - é crucial se quisermos vencer num mundo adverso que não se importa com nosso sucesso e parece contribuir para nosso fracasso.  Deus declara em Jeremias 29.11:  “Conheço meus projetos sobre vocês: são projetos de felicidade e não de sofrimento, para dar-lhes um futuro e uma esperança.”

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário