domingo, 26 de março de 2023

Segunda-feira 27-03-2023

 

Segunda-feira, 27 de março de 2023

 

"Você quer ser feliz por um instante: vingue-se. Você quer ser feliz para sempre: perdoe."(Tertuliano)

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Jo 8,1-11

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor!

 

 

Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.

E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;

E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.

E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?

Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.

Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram

 

 

 

Palavras da Salvação

Glória a vós Senhor

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Jailson Ferreira

 

 

O pecado do adultério e da mentira

No Evangelho de hoje Jesus é colocado em uma situação difícil: apresentam-lhe uma mulher adúltera, e perguntam a opinião dEle quanto à lei de Moisés, que diz que tais mulheres devem ser apedrejadas até a morte. Jesus começa a escrever no chão com o dedo, e pela insistência das perguntas, Ele se levanta e diz: "Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra." É então que todos vão embora, começando pelos mais velhos, só ficando Jesus e a mulher. É então que Jesus olha para ela e pergunta o que já era óbvio: "Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?" E ela responde: "Ninguém, Senhor." E Jesus termina dizendo: "Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais."

Duvido que aquela mulher tenha voltado a cometer adultério! A experiência que ela teve com Jesus foi transformadora! É impossível não mudar de vida após uma experiência com Jesus!

Cada vez que eu escrevo aqui, peço a Deus que me inspire as palavras certas, para que a pessoa que ler, sinta-se tocada e tenha uma experiência transformadora. Hoje, gostaria que essa mensagem tocasse, em especial, as pessoas que estão cometendo algum tipo de traição. Não vou atirar a primeira pedra, até porque também sou um pecador... Mas gostaria muito de fazer o mesmo "favor" que os delatores daquela mulher adúltera fizeram: levar você diante de Jesus.

Fico imaginando a cena... Todos os homens saindo, um a um, até que ficam só Jesus e a mulher. Ela bem que poderia ter fugido, ao perceber que eles estavam indo embora... mas não... ela ficou até o final, para ouvir o que Jesus iria dizer. E veja só: Jesus era o único que poderia pegar uma pedra e atirar nela... ou pior: poderia ter passado um sermão que iria doer mais que uma pedrada... Mas não foi isso que Ele fez. Jesus também não perguntou o que fez ela pecar... nem perguntou se ela estava disposta a não pecar mais... Jesus não perguntou NADA... Ela já tinha sido humilhada o suficiente. Ela já sabia que tinha errado. Para que ainda ficar remoendo a situação? O que Jesus disse a ela deve ter sido uma surpresa até para ela, que esperava uma grande bronca de Jesus. "Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peque mais."

É essa a experiência que eu gostaria de fazer você (que está envolvido/a em algum tipo de mentira) passar. É uma experiência dolorosa, pois algum daqueles homens poderia ter jogado uma pedra, e ela iria doer... Jesus poderia perceber que você não está arrependido/a do seu pecado, e poderia lhe passar o sermão que você precisa ouvir... Mas seria essa experiência TRANSFORMADORA que eu faria você passar, se tivesse a mínima oportunidade. Da mesma forma que eu gostaria e pediria que você fizesse por mim, se eu cair em tentação.

Fica aqui o apelo para que você procure um padre, e peça para se confessar. Não vai ser fácil. Mas o alívio que você vai sentir, ao sair da conversa com ele, vai ser extremamente reconfortante. Não espere a verdade aparecer do pior jeito, como foi com a mulher deste Evangelho... Jesus está ansioso para lhe perdoar, basta você querer o perdão e seguir a ordem que Ele deu no final do Evangelho: "... e de agora em diante, não peque mais."

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Na busca de motivos para algo que deu errado, nós somos campeões em apontar culpados.

Pena que não paramos para refletir sobre os fatos.

Na maioria das vezes, temos medo de chegar até o verdadeiro culpado, pois quase sempre, o único culpado, somos nós mesmos.

Nós somos responsáveis pelo que plantamos, mas quase sempre, na hora da colheita, queremos "terceirizar o serviço", arrumar uma "besta de carga" que carregue os fardos, que deveriam ir no nosso lombo.

Se a colheita for de bons frutos, fazemos questão de levar os mais doces, se vier com elogios, ainda que falsos, amamos e sorrimos...

Mas, venham com críticas para ver!!!

Viramos bicho, ou nos escondemos, ficamos de mal, juramos até vingança...

Crianças, eternas crianças, que a dor precisa polir e remendar várias vezes, para que a lição seja aprendida de fato.

Não quer mais sofrer?

Então, acostume-se a levar todos os frutos da sua vida, os bons e os maus,  os perfumados e os fedidos, todos no mesmo balaio até a porta da sua casa.

Lá chegando, separe o que presta e o que não presta, examine-se!

 

Veja o que fez de errado, onde faltou adubo, atenção, dedicação, carinho, amor...

Jogue então na lixeira do tempo o que não serve, entre na sua casa sem este peso, apenas com a experiência de quem aprendeu.

Assim, toda a dor, todos os espinhos, serão suportáveis, passaram mais rápido, e os momentos felizes, serão cada vez mais frequentes.

Esta é uma receita de vida, seu resultado poderá variar de pessoa a pessoa, mas o resultado, quase sempre será um belo bolo.

Eu acredito em você

 

Paulo Roberto Gaefke 

 

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário