sábado, 22 de abril de 2023

Domingo 23-04-2023

 

Domingo, 23 de abril de 2023

 

"A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade." (Carlos Drummond de Andrade)

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Lc 24,13-35

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor!

 

 

13 E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. 14 E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. 15 E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles. 16 Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. 17 E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e por que estais tristes? 18 E, respondendo um, cujo nome era Cleopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; 20 e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte e o crucificaram. 21 E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas, agora, com tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22 É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; 23 e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. 24 E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro e acharam ser assim como as mulheres haviam dito, porém, não o viram. 25 E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

28 E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. 29 E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e lho deu. 31 Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. 32 E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras? 33 E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém e acharam congregados os onze e os que estavam com eles, 34 os quais diziam: Ressuscitou, verdadeiramente, o Senhor e já apareceu a Simão. 35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido no partir do pão.

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Maria Elian

 

Hoje vamos caminhar para Emáus, com Jesus e dois de seus discípulos. Estavam tão tristes que não reconheceram que Jesus se aproximou e caminhando com eles, perguntou: "O que ides conversando pelo caminho?" Pararam entristecidos e um deles, chamado Cléofas, respondeu: "Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?" E Jesus escuta o que eles têm a dizer. Conversam sobre o que acontecera com Jesus, e falaram de suas expectativas, achavam que Ele fosse libertar Israel, do Império romano, e que os sumos sacerdotes o entregaram para ser condenado a morte, e Ele foi crucificado. Falaram também que algumas mulheres do grupo disseram que foram ao túmulo de madrugada, e o corpo dele não estava lá, mas anjos disseram que Ele estava vivo. Mas ninguém o tinha visto.

Após ouvi-los Jesus diz: "Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!" (Lc 24,25). Nesse momento então são os discípulos que ouvem Jesus, que pelas escrituras revela as passagens que falava a Seu respeito. Quando Jesus faz de conta que vai embora, eles dizem: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!" A verdade é que mesmo não tendo ainda reconhecido Jesus, os discípulos ao ouvir aquele peregrino, voltaram a sentir a mesma alegria, a esperança que sentiam quando ouviam Jesus, e seus corações ardiam. Porém, como se seus olhos se abrissem, eles reconhecem Jesus, quando a mesa, Ele toma o pão, abençoa-o, parte-o e partilha. E em seguida eles voltam a Jerusalém, para levar a todos a boa notícia: Jesus Ressuscitou.

Quando estamos nos sentido, só, triste, sem esperança, como se a vida não tivesse mais sentido, e de repente alguém nos ouve, nos faz companhia, muitas vezes pedimos a pessoa, fica comigo, é tão bom conversar contigo, estou mais leve. De nada adianta fugir dos problemas, às vezes se mudarmos o caminho e retornarmos é que reencontraremos a alegria, e esperança. Em que momento de minha vida, peço para Jesus ficar comigo? Só quando estou triste? E quando estou alegre? Tenho coragem suficiente para anunciar a mensagem de Cristo a todos?

Façamos também, esse convite a Jesus: Fica conosco, precisamos de tua palavra de vida, de esperança, de alegria. Fica e caminha conosco, para não desanimarmos. Em nossa caminhada, ouçamos Jesus que se aproxima, e nos revela sua boa nova, e assim aprendamos a agir como Ele. Jesus não nos deixará solitários em nossa caminhada.

 

Oração

Pai, não permitas que eu caia na tentação de viver distante de meus irmãos e irmãs de fé, pois o Senhor Ressuscitado nos quer todos reunidos em seu nome.

Um abraço a todos.

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Eu não sei se a terra se acomodou com tantas catástrofes ou se as pessoas acabam se acostumando com as tragédias.

Prefiro pensar que não.

Prefiro pensar que os corações não se endurecem,  não tornam-se insensíveis e indiferentes.

O que aconteceu no Haiti essa semana  moveu o mundo inteiro.

De repente os países e as populações uniram-se num bloco de solidariedade para tentar salvar o que se podia da situação.

Grandes gestos, grandes feitos, grandes homens...

Mas por que é preciso uma tragédia para que o mundo acorde para ajudar um dos países mais pobres do mundo?

Antes do terremoto a miséria já assolava o local, os tetos já caíam sobre as cabeças e as pessoas já não tinham o que comer.

Assim somos nós nesse mundo que Deus criou.

Nos acomodamos a tudo e passamos a olhar com indiferença e muitas vezes é preciso que algo extraordinário aconteça para que sejamos sacudidos e possamos acordar.

Nos comportamos dessa maneira em relação ao mundo e aos nossos.

Quem ainda não percebeu que as lágrimas aproximam muito mais as pessoas que as alegrias?

Os abraços de consolação são mais demorados e mais sinceros que os de felicitações, como se a dor tivesse o poder de soldar o que estava quebrado, unir o que estava separado.

Talvez seja essa a razão das grandes tragédias que acontecem.

Talvez precisemos desses alertas para que possamos olhar nossa casa e o mundo de forma diferente, mais humana.

Eu queria que não fosse preciso uma doença, uma má notícia, uma desilusão para que as pessoas despertassem para a vida.

Queria um mundo maravilhoso onde ouvir fosse natural, a gentileza fosse natural, o perdão fosse dado antes que o outro pedisse, onde compartilhar fizesse parte da rotina diária de cada um.

Se assim fosse, haveria menos famílias separadas, menos fome, menos solidão, menos peso nos ombros de certas pessoas e menos infelicidade.

O mundo é o que é e não podemos voltar atrás.

Mas nada nos impede de olhar para a frente, de abrir os olhos, os braços e o coração.

Nada nos impede de dar as mãos, reparar erros, erguer a cabeça e continuar a acreditar que amanhã pode ser diferente de hoje e que, por mínima que ela seja, nossa contribuição pode ser dada.

Quem pensa que não possui nada e nada pode dar está muito enganado.

Damos muito quando oferecemos nossas orações e iluminamos os caminhos quando  distribuímos a esperança.

Quando ajudamos o nosso próximo, não deixamos pegadas apenas na sua história, deixamos também marcas no coração de Deus.

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário