quinta-feira, 13 de abril de 2023

Sexta-feira 14-04-2023

 

Sexta-feira, 14 de abril de 2023

 

“Porque Deus é bom nos deixa plantar o que quisermos. Porque Deus é justo nós colhemos o que plantamos.”

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Jo 21,1-14

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor!

 

 

Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:

Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos.

"Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.

Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram.

Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer? " "Não", responderam eles.

Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes.

O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor! " Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar.

Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia.

Quando desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão.

Disse-lhes Jesus: "Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar".

Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a praia. Ela estava cheia: tinha cento e cinqüenta e três grandes peixes. Embora houvesse tantos peixes, a rede não se rompeu.

Jesus lhes disse: "Venham comer". Nenhum dos discípulos tinha coragem de lhe perguntar: "Quem és tu? " Sabiam que era o Senhor.

Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe.

Esta foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos, depois que ressuscitou dos mortos.

 

 

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Helena Colares Serpa

 

Pela terceira vez, Jesus ressuscitado dos mortos apareceu aos Seus discípulos, agora, não somente como uma visão ou uma aparição transitória, mas de uma forma participativa. Os discípulos que haviam voltado para a mesma vida que tinham antes de encontrarem Jesus, estavam tristes e acabrunhados, pois “Não pescaram nada naquela noite e já tinha amanhecido”.  No entanto, de repente, Jesus vem ao encontro deles e lhes manda fazer tudo diferente. As palavras de Jesus lhes deram ânimo e coragem e eles obedeceram. Por isso, viram o milagre mais uma vez acontecer. Hoje, também, Jesus está muito perto de nós à beira da nossa vida, nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo, do contrário do que sempre temos feito. Se prestássemos mais  atenção às palavras de Jesus, verificaríamos que elas são palavras de vida, de ensinamentos, de alguém que participa e compartilha conosco. “Lançai a rede à direita da barca!” A rede para nós poderá significar a nossa atenção, o nosso zelo, o nosso ideal de vida, a nossa maneira de pensar e de agir. Todos nós, mesmo conhecendo Jesus, somos tentados a fazer as coisas sempre do mesmo jeito, não gostamos de mudanças, pois estamos apegados (as) às nossas raízes, ao que aprendemos desde criança. Dessa maneira, não conseguimos também evoluir como pessoas comprometidas com o seguimento de Cristo, pois não obedecemos às Suas ordens de mudança.  Jesus, agora, também quer nos ensinar a pescar o alimento para a nossa alma, e nos orienta de uma maneira completamente inovadora, como devem ser as nossas ações, nossas ideias e nosso modo de viver.  Por isso Ele também nos diz, “Vinde comer!”  Jesus, que sempre fez questão de alimentar-se com os Seus discípulos e de ensiná-los a repartir o pão,  também quer compartilhar conosco da Sua Palavra e nos dar de comer do Seu próprio Corpo e Sangue do mesmo jeito que fez com os apóstolos.   – Você também tem aprendido com Jesus a pescar de um jeito diferente? – O que você precisa fazer diferente? – Pergunte a Jesus qual o lado certo para você lançar a sua rede?   – Peça para que Ele lhe mostre a vida nova, o novo jeito de viver e ser feliz! – Você tem certeza de que está fazendo as coisas da maneira que Jesus quer? –  O que mudou nas suas ideias e ações depois que encontrou Jesus?  

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Observe o pé de milho, carregado de espigas, balançando ao vento forte da manhã.

Parece tão frágil, tão mirradinho, dá impressão que vai quebrar ao meio, mas ele resiste.

Com suas raízes fortemente presas ao solo, se agarra a vida com a certeza de que ainda não cumpriu sua missão, seus frutos ainda não estão maduros.

Assim também, muita gente, ao olhar para si mesmas, pensam que estão derrotados.

Que não vai ter jeito para a sua situação, para os seus problemas e que não vão conseguir "ficar em pé" por muito tempo, que a qualquer instante poderão tombar.

Não conseguem ver que possuem uma raiz forte, uma chama de vida que pode ser regulada, transformada em fogaréu, dependendo apenas da sua determinação em vencer.

Os problemas, as dificuldades que por vezes, chegam a afligir a nossa alma, nada mais fazem do que reforçar as nossas raízes.

Fazendo com que a cada batalha vencida, nós estejamos mais fortes e prontos para dar frutos.

E bons frutos...

O melhor de tudo, além de vencer as batalhas da vida, é que, assim como o pé de milho que muitos acham tão frágil, podemos deixar sementes espalhadas por onde passamos.

Sementes do bem, sementes que vão perpetuar a nossa memória, o nosso eu, e, mesmo depois de muitos anos, quando não estivermos mais com nossas raízes nesse solo, ainda assim, nossa lembrança estará viva em muitos corações.

Por isso somos eternos!

Por isso, resista!

Se os seus frutos ainda não estão maduros, é preciso ficar em pé, ainda que o vento venha balançar os seus projetos.

Ainda assim, suas raízes devem estar firmemente plantadas no solo da esperança que faz brotar as melhores sementes do mundo.

Sementes do amanhã!

 

Paulo Roberto Gaefke

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário