sábado, 22 de fevereiro de 2025

DIÁRIO DE DOMINGO 23/02/2023

 

Diário de Domingo 23-02-2025

 

“A vida é como a história, dá muitas voltas, entretanto, jamais voltará ao mesmo ponto.”

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Lc 6.27-38

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor!

 

Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.

30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.

36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

 

Palavra da Salvação

Glória a vós Senhor.               

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade

 

Bom dia!

Mais um texto do ano passado e vital como sequência de ontem…

Esses dias assistindo um filme sobre a vida de João Paulo II na TV Aparecida. Aquela história me fazia meditar tantas coisas, mas em especial um momento bem no fim, representou muito.

O Papa, já debilitado, não conseguia ir a seu púlpito e falar para as pessoas. Doente, cansado e com ajuda de uma cadeira, não conseguiu fazer a sua proclamação da reflexão dominical, mas mesmo vencido pela doença, olhou para os seus e disse: “AMANHÃ TENTAREI NOVAMENTE”.

Esse evangelho de hoje nos propõe diversos desafios que vão de encontro ao que aprendemos no dia-a-dia e nas relações humanas. Ele propõe uma mudança radical na forma de responder aos desafios que nos serão impostos. A resposta sugerida pelo Senhor não é a subserviência ao problema ou ao agressor pela resignação, mas o NÃO SE DEIXAR ABATER ou esmorecer pelo que acontece, ou seja, aconteceu, “AMANHÃ TENTAREI NOVAMENTE”.

Aceitar essa proposta de vida requer uma disciplina diária de amor ao próximo, humildade, simplicidade e uma profunda decisão de fazer o que é certo. Padre Pio tem uma frase instigante que diz:

“(…) O VERDADEIRO SERVO DE DEUS é aquele que usa a caridade para com seu próximo, que ESTÁ DECIDIDO A FAZER A VONTADE DE DEUS A TODO CUSTO, que vive em profunda humildade e simplicidade”. (Padre Pio)

Se olharmos essa frase e o gesto de João Paulo II entenderemos o que é de fato servir.

Perguntemo-nos se é possível…

Ser ofendido e não revidar?

Ficar sozinho (a) e não sofrer?

Estar cansado e não desistir?

Humilhado, e mesmo assim persistir?

Sim! É uma grande mudança!

O santo padre tentou quantas vezes que foram necessárias para se fazer o que tinha que ser feito. Maiores foram os insucessos do que os sucessos, mas ele persistiu. A doença e as limitações impostas pelo Parkinson e pela senilidade não o intimidavam, elas calejavam seu espírito. E os nossos irmãos que pairam pelo mundo? Falo daqueles que vivem “tentando” por suas vidas a margem dos olhos do Pai e não conseguem coordenar seus esforços para poder voltar. Esse filho de Deus que ainda insiste deve ser ajudado.

Outro ponto… Imagino esse povo, esses filhos e filhas, nós (…), como o alpinista que sobe uma parede vertical e ao se aproximar do cume e da segurança do ponto mais alto, por um mínimo descuido cai e volta a estaca zero. Cair é duro, mas é mais complicado olhar nos olhos das pessoas e ver os julgamentos se naquela hora gostaríamos de ver uma mão amiga pra ajudar a levantar. “(…) Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês”.

Boa parte daqueles que nos agridem é motivado por coisas fúteis e mais engraçado que isso, é saber que se revidarmos na “mesma” altura na verdade estaremos nos igualando no andar de baixo e não crescendo.

Essas pessoas merecem que redobremos nossos esforços a mostrá-los que existe algo melhor que ainda não descobriram. Precisamos nos revestir de misericórdia e pelo menos rezar para que elas cresçam, pois na verdade é por elas que o Senhor mais investe seu santo tempo.

Perseguições fazem parte da vida do cristão. Mantenhamo-nos confiantes.

“(…) Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia! Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações. Se, pois, somos atribulados, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é para vossa consolação, a qual se efetua em vós pela paciência em tolerar os sofrimentos que nós mesmos suportamos. A nossa esperança a respeito de vós é firme: sabemos que, como sois companheiros das nossas aflições, assim também o sereis da nossa consolação”. (II Coríntios 1, 3-7)

Hoje ainda não dá? “AMANHÃ TENTAREI NOVAMENTE”.

Um imenso abraço fraterno

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Cultive hoje um olhar novo e límpido, transparente, capaz de ver as coisas, os acontecimentos e as pessoas a partir do coração. Olhe o mundo com os olhos e o coração de Deus. Tente ver traços eternos nas paisagens e cenas rotineiras...

Treine a atenção para perceber a presença de Deus e seus apelos. Prestar atenção aos sinais dessa presença, discernir, escutar e intuir obedientemente uma resposta. Só um olhar transparente, livre de preconceitos e um coração atento são capazes de perceber, de dar-se conta dos passos de Deus nas experiências desse dia.

Preste atenção...

Nos rostos que você encontrar. Olhe-os atentamente. Observe a fisionomia de cada pessoa que Deus coloca em seu caminho. Faça silêncio diante do mistério de cada um e de cada uma.

Nos rostos desfigurados. Contemple tantos rostos sofridos, que são a expressão do abandono, da exclusão, do egoísmo, da fome, do pecado. Que apelos eles te fazem? Como tu os acolhes na mente e no coração?

Nas crianças e jovens. Observe como eles transmitem vida e esperança. Acolha-os em teu coração. Renova tua esperança…

Na natureza. Contemple a beleza da criação, as cores, os movimentos, a vida que pulsa. Observe também os sinais de destruição. Sinta-se chamado a cuidar…

Nas obras humanas. Deixe-se tocar pela capacidade de criar do ser humano. Contemple as obras de arte simples e complexas. Deixe-se mover de admiração pela capacidade de criatividade, de construir beleza, de facilitar a vida das pessoas. Que apelos você sente diante de tudo isso? Quanta coisa bonita o ser humano é capaz de criar!

Nos sinais de morte. Também aí Deus tem uma mensagem. Esses sinais estão mesclados com os sinais de vida, porém tendem a aparecer com mais evidência. Estão no coração humano, estão também impregnados nas estruturas que matam. Sinta os apelos de Deus…

Nos sinais de vida. São muitos e estão presentes em todos os lugares. Deixe-se também tocar por eles. Contemple a vida em todas as formas e como ela teima em continuar. Agradeça a Deus por isso!

Deixe-se Guiar... com confiança!

Busque estar em constante sintonia com o Espírito de Deus: presente, atuante, libertador, amoroso. Sinta-se em suas mãos, guiado (a) por Ele. É o Espírito que “chega antes de nós, que trabalha mais e melhor do que nós, que joga sempre sua partida como vencedor”. É o Espírito que caminha junto, que anima, envolve, empurra, desinstala, desperta, sorri, dança, invade e inspira.

Essentia- Psicologia e Espiritualidade

 

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

que Deus lhe guarde serenamente

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário