terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Quarta-feira 28-12-2022

 Quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

 

“O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de uma pessoa pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto.”

 

 

EVANGELHO DE HOJE

MT 2,13-18

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor!

 

 

Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho". Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: "Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais".

 

 

Palavras da Salvação

Glória a vós Senhor

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Padre Queiroz

 

Pega o menino e sua mãe e foge para o Egito.

Este Evangelho narra duas cenas: o massacre do rei Herodes a crianças inocentes, e a fuga de Jesus e Maria para o Egito, salvando o seu filho.

Esse ato cruel de Herodes, matando as crianças de Belém e da redondeza, para assim tentar matar Jesus, foi unicamente devido à sua ganância de continuar no poder, pois, conforme a informação dos reis magos e segundo as Escrituras, Jesus se tornaria rei. A tentação do poder cega a pessoa e, se alguém ameaça tirar-lhe o poder, a pessoa é capaz de tudo.

O crime do aborto, tão comum hoje, é mais bárbaro do esse que Herodes fez, pois a criança é totalmente indefesa.

Mas a parte principal do Evangelho é o exemplo de José e Maria que chegam a fugir para outro país, unicamente para proteger a vida do filho. A fuga foi fruto daquele “sim” que Maria deu na Anunciação, o que a levou a renunciar até a pátria. Que bom se assumirmos pela vida inteira os “sim” que dizemos!

Essa fuga para o Egito é uma das sete dores de Nossa Senhora.

Hoje, as crianças e jovens correm grandes risco: exploração sexual, drogas e outros vícios, violência... Os Herodes modernos estão aí, espalhados por toda parte. Daí a necessidade de acompanhar as crianças e jovens.

Jesus sempre acolhia e valorizava as crianças. Elas são o futuro da sociedade. O mundo de amanhã estará nas mãos das crianças de hoje. E a criança crescerá no caminho do bem ou do mal, dependendo da maneira como a educarmos, principalmente através do nosso exemplo. Toda criança, em si, é boa, pois foi criada por Deus.

A criança é o futuro da Igreja e da sociedade. Quantas crianças, em volta de nós, crescem sem a catequese! Compensa fazer todo esforço, até mudar de cidade ou de país, para preservar a vida e o bom comportamento das crianças. Dentro de cada criança existe um anjo ou um demônio; depende da maneira como nós a educamos e do exemplo que lhe damos.

Aquelas crianças de Belém, mesmo sem saber, são mártires, pois perderam a vida terrena por causa de Jesus Cristo. “Quem perder a sua vida por causa de mim, a encontrará” (Mt 10,39). “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos”. O sangue daquelas crianças, unido ao sangue de Cristo, tornou-se redentor para nós. Por isso que a Igreja se alegra ao celebrá-las. Ninguém consegue barrar o plano de Deus.

Certa vez, por ocasião do dia da criança, uma catequista resolveu dar, no final da aula, para cada aluninho seu um saquinho de doces. O pai de um garotinho, um senhor muito rico e pouco freqüentador da igreja, estava lá fora, dentro de seu carro, esperando o filho.

De repente o menino aparece com os olhinhos brilhando de alegria. Mostrou para o pai o saquinho de doces e disse: "Pai, olhe aqui o que eu ganhei!" O pai viu o que estava dentro do saquinho, que eram apenas algumas balas das mais baratas e um pedaço de bolo de fubá, e falou surpreso: "Filho, lá em casa você tem tudo isso, e coisas muito melhores, todos os dias!"

Aquele homem não entendeu o sentido simbólico do presente. Ele viu apenas o lado material. Na verdade, o que a criança valorizava não era o doce em si, mas a catequese, na qual ganhou o presente. Aquela criança gostava de doce, mas apreciava muito mais a catequese, na qual ganha o valioso presente que é Jesus. Por isso que estava alegre. “O essencial é invisível aos olhos”.

Nós pedimos a Maria Santíssima, e aos santos inocentes, que intercedam pelas nossas crianças.

Pega o menino e sua mãe e foge para o Egito.   

          

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Amigos!!

 

Que possamos pegar o trem do novo ano e levar conosco todos os aprendizados e coisas boas para serem utilizados no próximo ano.

Hoje trago uma pequena mensagem para pensarmos no ano que esta por vir.

 

Reflitam!!

 

Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação.

Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.

Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.

Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.

Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.

Desdobre o mapa e planeje roteiros.

Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.

E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite.

Desembarque nela os seus sonhos...

Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de

PRIMEIRA CLASSE

Feliz Ano Novo!

 

Amigos!! Que possamos ter coragem de embarcar nesse novo trem, que possamos ver o novo ano com os olhos de conquista. Vá em busca de seus sonhos, pratique o bem e tenha certeza que se assim o fizer, se você colocar a mão na massa para alcançar seus objetivos terá um ano realmente novo. Depende de nós!!

Forte abraço!!

 

Velho Sábio!!

 

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário