segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Terça-feira 19-09-2023

 

Terça-feira, 19 de setembro de 2023

 

“Humidade é uma pessoa grande que tratatodas as outras como se fossem maiores.”

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Lc 7,11-17

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor!

 

 

Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: "Não chores!"

14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: "Jovem, eu te ordeno, levanta-te!" 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: "Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo". 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira e por toda a redondeza.

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade

 

Bom dia

 “(…) Os milagres que Jesus realiza não possuem uma finalidade em si, mas são a expressão de uma realidade maior. Quando vemos o caso do Evangelho de hoje, percebemos duas coisas: primeiro: o nosso Deus é o Deus da vida e da vida em abundância, e tem poder sobre a morte; segundo: o que motiva Jesus a agir é a compaixão com os que sofrem, e isso nos mostra um aspecto muito importante da sua missão, que é a solidariedade com os mais pobres e necessitados. E tudo isso nos revela que Deus veio visitar o seu povo, ser solidário com ele, e ESTA NOTÍCIA PRECISA SER ESPALHADA PARA TODOS OS HOMENS A FIM DE QUE TODOS POSSAM PERCEBER A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM SUAS VIDAS”. (site da CNBB)

Em outra passagem que retrata esse momento descreve-se que Jesus tocou o esquife do caixão e não o rapaz, mas o que esse detalhe nos chama a atenção, se independentemente do local onde foi tocado o rapaz voltou à vida?

De que valeria tocar um corpo sem vida? O que por ventura ele sentiria? Nada! Quantas pessoas não se encontram assim, mortas ao sentimento, ao toque, ao carinho? Como podem atestar o toque de Deus se nada podem sentir? Como diz o texto da CNBB é preciso que alguém continue insistindo em acreditar levando a mensagem, essa “notícia” a todas as pessoas para que o ouçam.

Recentemente a CNBB publicou as diretrizes de ação evangelizadora até 2015 e um parágrafo me chamou muita a atenção:

 “(…) A Conferência de Aparecida nos convocou a ser uma Igreja toda missionária e em estado permanente de missão: “Ai de mim se não evangelizar!” (1Cor 9,16). A Igreja nasce da missão e existe para a missão. EXISTE PARA OS OUTROS E PRECISA IR A TODOS. No processo de evangelização, o testemunho é condição para o anúncio. A própria comunidade cristã precisa ser ela mesma anúncio, POIS O MENSAGEIRO É TAMBÉM MENSAGEM. Os mensageiros de Jesus Cristo são, ANTES DE TUDO, TESTEMUNHAS DAQUILO QUE VIRAM, ENCONTRARAM E EXPERIMENTARAM. Este fato implica irradiar a presença de Deus, de Jesus Cristo, Deus-Conosco, e, na força do Espírito Santo, proclamar com a palavra e com a vida que Cristo está vivo entre nós. Vendo a comunidade cristã reunida no amor e em oração, as pessoas de hoje exclamarão, como o visitante de quem fala Paulo aos Coríntios: “Verdadeiramente, Deus está entre vós!” (1Cor 14,25). ( §76 doc 94 CNBB)

Domingo nos deparamos com a reflexão do servo infiel que muito foi perdoado e não permitiu o perdão aos que o feriram, se assim voltarmos a refletir, quantas pessoas estão por ai “mortas” por falta do nosso perdão? Quantas esperam ouvir algo concreto que as encante a voltar? Uma pessoa não se convence se não sentir que aquilo que ouve seja verdade. Pergunto: como é que estou fazendo o meu trabalho?

Ouço muita gente me chamar de “irmão”, “amado”, (…), mas será que esse título vai além da saudação? Será que ao chamar alguém assim sou DE FATO irmão ou amado por essa pessoa? A nossa demagogia não nos permite aproximar nem do esquife dos que sofrem.

Sabemos que mudar um pensamento deve partir de dentro para fora e nós conseguiremos, por mais que sejamos eloqüentes ou de fácil falar, tocar apenas o esquife dessas pessoas. Sentir o tocar de Deus dependerá do conseguir fazer mover o Espírito Santo que habita nela. Dom Bosco dizia “fazer a corda vibrar…”

Façamos como Tiago disse

 “(…) De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM OBRAS E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS”.  (Tiago 2, 14-18)

Precisamos permitir que Deus nos toque para que possamos de coração aberto anunciar a mensagem que convença. Devemos permitir esse toque em nossa fé para que nossa ação seja efetiva.

Um imenso abraço fraterno

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Eu sei o tamanho da sua dor.Imagino o quanto te custa levantar a cabeça, sair de casa.Até respirar parece uma tortura.A dor no peito parece indicar o fim da vida que nunca chega.Em sua cabeça, o que importa é quem te fez sofrer. Você não aceita a situação atual.Não é justo o que fizeram com você.Falar é fácil, e fica todo mundo te enchendo com as mesmas frases:"Você precisa reagir"! ."Você precisa reagir"! "Você precisa reagir"!"Você precisa ser forte". "Você precisa ser forte". "Você precisa ser forte"."Esquece isso." "Esquece isso." "Esquece isso."

Sabe que isso já tá doendo nos ouvidos? Será que os outros pensam que é fácil passar pelo que você está passando?Será que eles pensam que é só querer e tudo está resolvido?Como esquecer o passado, se o passado para você é o seu hoje...é o seu presente?Se para você as lembranças daquele dia, quando você sofreu a "grande humilhação da sua vida", estão tão vivas, mas tão vivas que parece que tudo está acontecendo agora.Tá vendo, foi só lembrar e você já começa a chorar, de tão forte que é a dor.É, realmente eu sei qual é o tamanho da sua dor, e não acho justo que as pessoas fiquem tentando julgar o seu sofrimento, a sua situação.Cada um de nós sabe exatamente onde a dor é mais forte. Cada momento que vivemos é registrado em nossa mente como "um arquivo fotográfico".Quando precisamos identificar alguma coisa buscamos nos nossos "arquivos mentais" a foto correspondente ao que buscamos entender.Se alguém fala em "uvas", você não precisa ver as uvas para saber o que são; dentro do seu "arquivo" tem uma foto de uva e você manda buscar essa foto instantaneamente. É um processo natural.Quando te falam de algo que você não conhece, você precisa ver ou viver a situação para colocar essa foto no seu arquivo.Pois bem, nos seus arquivos, existem diversas fotos de felicidade. Diversas fotos de momentos em que você sorria. Fotos de momentos especiais nos quais os amigos estavam presentes, a família, e outras, onde você estava muito bem.O exercício é esse: mande buscar essas fotos no seu cérebro. Reveja cada momento feliz e guarde, registre, capture esse sorriso, essa paz, esse "calorzinho" gostoso que sentimos quando estamos felizes.

 Vá revendo as fotos da felicidade que estão armazenadas em você mesma. Não deixe que outras fotos "escuras" entrem no seu álbum.Segure em sua mente essas fotos de felicidade e saia dessa dor mais facilmente!.Não quero te falar as mesmas velhas frases que todo mundo já te falou. Você sabe o que é preciso fazer.Não é fácil, eu sei que não é. Toda batalha é dolorosa. Toda doença deixa marcas, e a dor é uma grande doença. Pior ainda se ela for a dor de uma paixão, porque é uma dor invisível e sem remédios farmacêuticos.Para todas as doenças existem remédios, que curam ou amenizam a dor. Para a dor do amor, só o tempo, a sua vontade de viver e um novo amor para apagar.A nossa grande vantagem como seres "racionais" é que nós podemos criar o nosso álbum de fotografias do jeito que nós queremos. Monte um novo álbum para a sua vida. Coloque nele apenas as fotos que te fazem bem e espalhe ao vento as fotos que te fazem sofrer.

 

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário