Diário de Terça-feira 21/01/2025
"Todos têm um autoconceito, quer
bom, quer mau! O que importa, é que eu o aprimore todo dia para pensar de mim
nem mais do que os meus melhores amigos nem menos do que os meus piores
inimigos"
EVANGELHO DE HOJE
Mc 2,23-28
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus
Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!
Num sábado, Jesus e os seus discípulos
estavam atravessando uma plantação de trigo. Enquanto caminhavam, os discípulos
iam colhendo espigas. Então alguns fariseus perguntaram a Jesus:
- Por que é que os seus discípulos estão
fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado?
Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando
ele e os seus companheiros não tinham comida e ficaram com fome? Ele entrou na
casa de Deus, na época do Grande Sacerdote Abiatar, comeu os pães oferecidos a
Deus e os deu também aos seus companheiros. No entanto, é contra a nossa Lei
alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso.
E Jesus terminou:
- O sábado foi feito para servir as
pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem
tem autoridade até mesmo sobre o sábado.
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antônio Queiroz
O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o
sábado.
Este Evangelho narra a cena dos discípulos de Jesus,
em um sábado, arrancando espigas de trigo e comendo, porque estavam com fome.
Diante do protesto dos fariseus, pois era proibido trabalhar no sábado, Jesus
justifica a atitude, apresentando outro caso em que Davi desobedece à outra lei
ainda mais rigorosa, pelo mesmo motivo: ele e seus companheiros estavam com
fome. E arremata: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o
sábado”.
O ensinamento de Jesus é claro: A vida humana está em
primeiro lugar. O direito à vida precede quaisquer leis, mesmo as leis
religiosas mais sagradas.
Segundo a Mishná, que era uma recompilação das
tradições rabínicas, trabalhar na colheita era uma das trinta e nove maneiras
de violar o sábado. E os fariseus elevaram esse gesto de colher espigas para
comer, como um trabalho formal de colheita! Mas a reação de Jesus foi clara e
enérgica. Superando as discussões de escolas, ele partiu para a defesa da vida.
E Jesus apresentou o exemplo de Davi e seus
companheiros que, para saciar a fome, desobedeceram a uma lei muito mais
sagrada: comeram os pães consagrados, que só os sacerdotes podiam comer (Cf 1Sm
21).
“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para
o sábado”, diz Jesus. Esta foi a intenção do legislador da lei do sábado: a
necessidade que o homem tem de descansar. Foi uma lei feita para celebrar a
libertação da escravidão egípcia, e não havia tempo de descanso (Cr Dt 5,12; Ex
20,8). Portanto, a lei do sábado era uma lei de liberdade, não de escravidão.
E, para concluir, Jesus, referindo-se a si mesmo,
fala: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. Todo o Antigo Testamento,
ao se referir ao Messias, fala que ele é “O Senhor”. Ele é o Senhor de tudo,
inclusive do sábado. Portanto, pode modificar ou esclarecer a lei.
Em todo o episódio, sobressai a vida humana como
valor maior a ser protegido e defendido. O homem deve obedecer à lei do sábado
só e enquanto protege a vida humana. Se acontecer, como nesta cena do
Evangelho, de esta lei se voltar contra o homem, desviou-se de sua finalidade e
não obriga ao seu cumprimento.
É farisaísmo tentar ganhar a salvação, absolutizando
ou sacralizando leis. Neste caso a lei se transforma de libertadora em
escravizante. O único sagrado, depois de Deus, é o próprio homem, pelo qual
Cristo morreu.
“A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade
vieram-nos por Jesus Cristo (Jo 1,17). O cristão sabe sua única lei e o seu
único Senhor é Jesus Cristo. Cristo foi o sim total a Deus, e o seu discípulo
deve seguir o seu exemplo. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Certa vez, em um curso de batismo, um professor
perguntou aos pais e padrinhos por que queriam batizar seu filho ou afilhado.
As respostas foram as mais variadas.
Um deles disse: “É porque todo mundo batiza”. Esse
vai na onda; o que os outros fazem ele faz também.
Outro respondeu: “É porque eu fui batizado”. Quer
dizer que, se fizeram uma coisa errada com ele, quando criança, ele vai fazer
agora com as outras crianças?
Houve outro que falou: “A gente batiza porque não
presta ficar pagão”. Esta resposta é supersticiosa, porque a expressão “não
presta” significa aí: “dá azar”.
Claro que houve também respostas bonitas e acertadas.
Pelo batismo nós nos tornamos continuadores de Cristo
no mundo, seguindo-o como o nosso caminho, verdade e vida.
Maria Santíssima é a mãe de vida, porque nos deu
Jesus que é a Vida. Que ela nos ajude a colocar a vida humana acima de tudo.
O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o
sábado.
MOMENTO
DE REFLEXÃO
”A única diferença entre a
necessidade de ter mais e ter o suficiente é a sua atitude. John Gleaner”
Apenas imagine quão completamente
satisfeita seria a sua vida – se de repente – você tivesse tudo o que sempre
necessitou. A boa noticia é que você pode conhecer agora essa satisfação, neste
momento, se simplesmente você se permitir ter o suficiente. Não custa
absolutamente nada decidir ter o suficiente; isto porque ter o suficiente de
maneira alguma é um impedimento para se criar mais abundância em sua vida.
Na realidade, ter o suficiente
liberta a sua criatividade e permite que a sua eficiência voe para novas e
maravilhosas alturas. Quando você se desvencilha de uma bitolada atitude mental
de limitações, ai então, coisas deslumbrantes e magníficas passam a acontecer.
Ao ter o suficiente as suas lutas
desaparecem e são substituídas por inúmeras oportunidades para um real
contentamento. Observe agora, neste exato momento que você já tem o suficiente
e deleite-se na genuína riqueza que o contentamento pode trazer.
Nelio Da Silva
E até que nos encontremos novamente,
que Deus lhe guarde serenamente
na palma de Suas mãos.
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