terça-feira, 23 de maio de 2023

Quarta-feira 24-05-2023

 

Quarta-feira, 24 de maio de 2023

 

“Obstáculos são aquelas coisas medonhas que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.” (Henry Ford)

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Jo 17,11b-19

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor!

 

Naquele tempo, Jesus levantou os olhos para o céu e disse: "Eu deixo o mundo e vou para junto de ti, mas eles ainda ficam no mundo. Pai santo, protege-os pelo teu poder, poder que tu me deste, para que eles sejam um, como tu e eu somos um. Enquanto estive com eles no mundo, guardei-os pelo poder do teu nome, o nome que tu me deste. Eu protegi-os e nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que se havia de perder, para que se cumprisse o que diz a Sagrada Escritura. Agora vou para ti. Falo desta maneira aqui no mundo, para que a minha alegria os encha profundamente. Entreguei-lhes a tua doutrina. E o mundo tem-lhes ódio, porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não te peço que os tires do mundo, mas apenas que os defendas das forças do mal. Eles não pertencem ao mundo, como eu também não pertenço. Faz com que te sirvam pela verdade. A tua doutrina é a verdade. Eu envio-os para o mundo, como tu me enviaste também. Eu ofereço a minha vida por eles, para que também eles sejam verdadeiramente teus."

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade

 

Bom dia!

Algum dia já se perguntou por que não faltam debates ofensivos e às vezes agressivos quando o assunto é religião? Já notou que até com certa insistência, programas, novelas, mini séries, (…) que abordam temas “polêmicos” se limitam apenas a mostrar um ponto de vista? Que mal as pessoas, ou melhor, um pequeno grupo de pessoas vê em se ter uma religião? Será que o que é abordado nesses noticiários é a religião ou erros que qualquer um pode ter independente de sua religião ou falta de religião podem cometer? (…) Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou.

Quantas novelas já nos apresentaram caricaturas de pessoas tão devotas que beiravam o fanatismo (ou seria loucura)? Tão “devotas”, ou melhor, loucas, que em nome de Deus tomavam, nas tramas, o direito de julgar, difamar e até mesmo condenar as pessoas? Quem não recorda da personagem Perpétua na novela Tieta?

Nos dramas e nos filmes são aumentados fatos e características pessoais, ou seja, o mocinho não é só bonzinho, ele é o mais bonzinho de toda novela; e o vilão é aquele que não tem nenhuma qualidade. Quem não recorda o personagem FLORA, interpretado por patrícia Pillar?. Mesmo assim, reconhecemos que realmente existe gente bem próximo aquilo que vemos, mas os erros que vemos não são de sua religião ou do que creem, mas sim do livre arbítrio sem regras de quem as pratica.

Esse dom dado a nós, chamado de livre arbítrio, nos permite fazermos aquilo que nos convém, fazer ou não fazer; falar ou não falar e inclusive, crer ou não crer, talvez isso explique “Estar no mundo, mas não ser do mundo”.

 “(…) ‘Tudo é permitido’, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. Ninguém busque o seu próprio interesse, mas o do outro”. (I Coríntios 10, 23-24)

É notável e também é interessante o tamanho incômodo que ficam algumas pessoas (fato que independe que religião), por ver a dedicação religiosa dos outros. São brincadeiras, chacotas, apelidos, risos, gozações que de forma alguma devem desmotivar a nossa fé. Essa “vergonha” ou “sentimento que somos ETs” não deve nos desmotivar ou nos fazer esconder dos que realmente precisam de ajuda.

Essa perseguição acaba gerando reflexos em nossas vidas. Quando esta com outras pessoas ao seu redor, ao passar em frente a uma igreja, você faz o sinal da cruz sem se esconder para isso? A pressão exercida pelos meios de comunicação gerou num determinado público a vergonha de dizer que tem fé. Apesar disso, não podemos nos desistir de andar.

 “Estamos no mundo, mas não sejamos do mundo”! Sendo assim não podemos cair na tentação de viver a responder as ofensas ou aos questionamentos (como alguns andam fazendo) com fugas ou agressividade. Somos convidados, como pessoas diferentes, a responder com sabedoria, sorrisos, bênçãos e no último caso com silêncios para que nenhum deles se perca. (…) Tomei conta deles; e nenhum se perdeu. Pois não é nada cristão ofender quem bate a sua porta oferecendo um livro, uma palavra pelo simples fato dele (a) não pertencer a sua identidade ou crença. Diga bom dia! Responda “Vá com Deus!”

 “(…) Uma resposta calma aplaca a ira, a palavra dura atiça o furor” (Provérbios 15,1)

Esse é o mundo que infelizmente construímos e que temos a missão de refazê-lo. Como posso ter medo de anunciar a palavra, mas temos destemor de sobra para gestos como fofocas, correções infundadas, especulações, disputas, inveja, (…)? Por que é que sobra-nos tempo para coisas que não levam a nada, mas não temos tempo para estender a mão a quem precisa de ajuda, de um consolo, de uma oração? E isso deve começar em mim!

Jesus nos confiou à missão de tentar mudar o que ele mais prezava nesse mundo. Algo que valeu a pena o seu sacrifício – Nós!

Ele roga que sejamos um! Unidos a ele como ele é ao Pai!

Um Imenso abraço fraterno.

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

O consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz escreveu um artigo intitulado "Ambição e Ética", que foi publicado na revista Veja, do qual extraímos algumas reflexões.

Kanitz define a ambição como sendo tudo o que você pretende fazer na vida. São seus objetivos, seus sonhos, suas resoluções.

As pessoas costumam ter como ambição ganhar muito dinheiro, casar com uma moça ou um moço bonito ou viajar pelo mundo afora.

A mais pobre das ambições é querer ganhar muito dinheiro, porque dinheiro por si só não é objetivo: é um meio para alcançar sua verdadeira ambição, como, por exemplo, viajar pelo mundo.

Já a ética são os limites que você se impõe na busca de sua ambição. É tudo que você não quer fazer na luta para conseguir realizar seus objetivos. Como não roubar, não mentir ou pisar nos outros para atingir sua ambição, ou seja, é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

A maioria dos pais se preocupa bastante quando os filhos não mostram ambição, mas nem todos se preocupam quando os filhos quebram a ética.

Se o filho colou na prova, não importa, desde que tenha passado de ano, o objetivo maior.

Algumas escolas estão ensinando a nossos filhos que ética é ajudar os outros. Isso, porém, não é ética, é ambição.

Ajudar os outros deveria ser um objetivo de vida, a ambição de todos, ou pelo menos da maioria. Aprendemos a não falar em sala de aula, a não perturbar a classe, mas pouco sobre ética.

O problema do mundo é que normalmente decidimos nossa ambição antes de nossa ética, quando o certo seria o contrário.

E por quê? Por que dependendo da ambição, torna-se difícil impor uma ética que frustrará nossos objetivos.

Quando percebemos que não conseguiremos alcançar nossos objetivos, a tendência é reduzir o rigor ético, e não reduzir a ambição.

O mundo conheceu a história de uma estagiária na casa branca, que colocou a ambição na frente da ética e tirou o partido democrata do poder, numa eleição praticamente ganha devido ao enorme sucesso da economia na sua gestão.

Não há nada de errado em ser ambicioso, desde que se defina cedo o comportamento ético.

 

Quando a ambição passa por cima da ética como um rolo compressor, o resultado é o que podemos acompanhar nos noticiários que ocupam as manchetes em nosso país. Assim, para mudar definitivamente essa situação, é preciso estabelecer um limite para nossa ambição não nos permitindo, em hipótese alguma, violar a ética para satisfação pessoal, em detrimento do coletivo.

Conforme ensinou Jesus, "seja o seu falar: sim, sim, não, não". Seja em que situação for.

E se estiver difícil definir se estamos agindo com ética ou não, basta imaginar como julgaríamos esse ato, se praticado por outra pessoa.

Se o condenamos é porque não é ético. Se o aprovamos e julgamos justo, então podemos seguir em frente.

Defina sua ética quanto antes possível. A ambição não pode antecedê-la, é ela que tem  de preceder à sua ambição.

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário