segunda-feira, 22 de maio de 2023

Terça-feira, 23-05-2023

 

Terça-feira, 23 de maio de 2023

 

"Adote o ritmo da natureza, o segredo dela é a paciência"

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Jo 17,1-11a

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor!

 

Assim falou Jesus, e, erguendo os olhos ao céu, disse: "Pai, chegou a hora: glorifica teu Filho, para que teu Filho te glorifique, e que, pelo poder que lhe deste sobre toda carne, ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste! Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo. Eu te glorifiquei na terra, concluí a obra que me encarregaste de realizar. E agora, glorifica-me, Pai, junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e os deste a mim e eles guardaram a tua palavra. Agora reconheceram que tudo quanto me deste vem de ti, porque as palavras que me deste eu as dei a eles, e eles as acolheram e reconheceram verdadeiramente que saí de junto de ti e creram que me enviaste. Por eles eu rogo; não rogo pelo mundo, mas pelos que me deste, porque são teus, e tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu, e neles sou glorificado. Já não estou no mundo; mas eles permanecem no mundo e eu volto a ti.

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade

 

Bom dia!

 

Olhem o tamanho do compromisso que temos como cristãos: Ser o reflexo de Jesus no mundo. “(…) minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste”

 

A natureza divina de Jesus se revela em cada um de nós, portanto devemos ver e rever constantemente como a estamos refletindo. Quando digo “nós” refiro-me no singular e no coletivo.

 

 

 

No singular, refiro-me ao reflexo individual de cada um de nós perante aos questionamentos do mundo e como coletivo ao ver a quantidade de pessoas que andam a margem da sociedade perambulando pelas ruas de nossas cidades.

 

Esses dias vi uma matéria no BOM DIA BRASIL sobre a quantidade expressiva de pessoas que moram nas ruas ou em abrigos públicos e foi, para mim, surpreendente ver uma senhora, moradora de rua, dizer que morar na rua é bom e que com freqüência recebe roupas e agasalhos das pessoas e que também, em certas circunstâncias, recebem comida de tamanha qualidade que “não tem talvez em sua casa” – referindo-se a repórter.

 

A pesquisa apontava que a maioria dos habitantes são homens na faixa etária de 22 as 40 anos, solteiros e sem familiares. O desemprego, a falta de instrução e a ausência de familiares como causas e as drogas e a violência como produto.

 

Foi duro sim ouvir a moradora de rua dizer que é bom morar na rua. É duro ver alguém se conformar com o que cai da mesa dos outros e desistir de querer algo melhor. Talvez seja uma forma de justificar pra si próprio o que lhe acontece, mas o engraçado que talvez ela tenha seus motivos de “se defender”, pois se retornamos do coletivo para o singular, quantas pessoas andam por ai também perambulando, no entanto suas vidas não têm nada de parecido com os moradores de rua?

 

Alguns têm uma vida cômoda e bem distribuída, mas preferem ficar a parte da graça que o circunda. Aqui se encontram as pessoas egoístas, rancorosas, gananciosas, fofoqueiras, dissimuladas, desonestas, (…), ou seja, muitas das vezes, nós mesmos. Ao se afastar de Deus também perdemos a nossa dignidade como seres humanos. Talvez o morador de rua não tenha tido outra alternativa, mas isso, nós temos.

 

“(…) Cristão, reconhece a tua dignidade. Por participares agora da natureza divina, não te degeneres, retornando à decadência de tua vida passada. Lembra-te da Cabeça a que pertences e do Corpo de que és membro. Lembra-te de que foste arrancado do poder das trevas e transferido para a luz e o Reino de Deus”. (§1691 Catecismo da Igreja Católica)

 

Na ascensão, Jesus revela sua divindade e nos apresenta compromissos individuais e no coletivo.

 

 

 

Muitos dos nossos problemas individuais seriam solucionados se pensássemos mais no coletivo, e os que não são assim solucionados poderiam ser atenuados se parássemos de acreditar que tudo precisa gravitar como planetas, ao nosso redor.

 

Crescer é refletir, é abrir o horizonte de compreensão. Ser reflexo de Jesus não é se trancar em casa e rezar, é nos relacionamentos sociais, no convívio com as pessoas, refletir que sou um homem ou mulher de Deus e não mais uma criança.

 

“(…) Então, não seremos mais como crianças, entregues ao sabor das ondas e levados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos outros e por eles, com astúcia, induzidos ao erro. Ao contrário, vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça. É dele que o corpo todo recebe coesão e harmonia, mediante toda sorte de articulações e, assim, realiza o seu crescimento, construindo-se no amor, graças à atuação devida de cada membro. Eu vos digo, pois, e vos conjuro no Senhor, que não vos comporteis mais como se comportam os pagãos, por sua mentalidade fútil. Eles têm a inteligência obscurecida e são alheios à vida de Deus, por causa da ignorância produzida neles pela dureza de seus corações”. (Efésios 4, 14-18)

 

Obs.: Nas lendas e folclores europeus, só vampiros não refletem a imagem. Se sou cristão de verdade preciso refletir a imagem, ou serei apenas mais um amigo do conde Drácula a pedir, pedir, pedir, sugar, sugar, sugar… (risos)

 

Um Imenso abraço fraterno.

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Estava sentada atrás de um jovem, e eu o observava sem que ele percebesse. Sorrisos, brincadeiras em um momento de total concentração. Logo, uma jovem senhora sentada á sua frente vira pra trás, e lhe chama a atenção com delicadeza, com a intenção de que ele pudesse aproveitar aquele momento da melhor possível. Depois que ela virou novamente para a sua frente, ele comenta com o seu colega em meio á risos, então, os dois sorriem juntos achando graça onde não há graça...

Naquele momento, vi mais uma vez quão grandiosas são as misericórdias de Deus. Como Deus pode ter nos escolhido e pago um preço tão alto por cada um de nós?

Olhava aquela cena, e pensei nas inúmeras mães orando por seus filhos e filhas. Muitas vezes, diante do desprezo aos seus conselhos, os filhos agem da mesma forma, tipo: "Tô nem aí!" Muitas vezes,  além de entristecer, chega a ser irritante esse desprezo.

Penso que se a mãe daquele jovem estivesse sentada ao seu lado, ele não iria agir assim... no mínimo receberia aquele "olhar" que toda mãe sabe dar, que traduz um recadinho bem especial: "Lá em casa a gente conversa..."

Mas, é aí, quando tudo vem para aborrecer, que devemos ignorar o mal, fazendo o bem. Como? Se for para falar o que não deve, cale-se. Porém, não desista de continuar a orar, mesmo que aparentemente esteja parecendo que a situação está piorando.

Resistir ao mal não é fugir do problema. Se percebe que o (a) filho(a) não está sendo sincero, e com receio de um problema maior, você finge que acredita nele(a), mas, lá dentro, sabe que não.

Que tal encarar o problema, colocando ele prá correr de sua vida? Está na hora de agir a fé e dizer através de sua constante súplica e oração: Solta a vida dele(a) em o nome de Jesus! Meu filho(a) pertence a Deus!

Partir para a batalha espiritual pela vida de seu filho(a) é dever de toda mãe em oração. Agindo a fé, crendo contra a impossibilidade e a incredulidade de muitos que chegam a achar que o seu caso não tem mais jeito...

 

Tudo na vida tem suas consequências, e nossos filhos necessitam aprender isso. Sabemos que não há um filho perfeito, não há uma mãe perfeita, nenhum ser humano é perfeito. Entretanto, através da fé viva nos aperfeiçoamos com o Senhor Jesus, que nos concede sabedoria para lidar com todas as situações e lutar é necessário!

Sabe o que acontece quando uma mãe ora por um filho?

Ore, confie, creia!

Se o lobo tentar tragar o seu filho, vai morrer com indigestão!

Orando sempre,

 

Isis Regina

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário