sexta-feira, 21 de julho de 2023

Sábado 22-07-2023

 

Sábado, 22 de julho de 2023

 

“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada.” (Edmund Burke)

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Jo 20,1-2.11-18

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor!

 

Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo e viu que a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada. Então foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse:

- Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!

Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. Os anjos perguntaram:

- Mulher, por que você está chorando?

Ela respondeu:

- Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!

Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. Então Jesus perguntou:

- Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?

Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu:

- Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.

- Maria! - disse Jesus.

Ela virou e respondeu em hebraico:

- "Rabôni!" (Esta palavra quer dizer "Mestre".)

Jesus disse:

- Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.

Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus:

- Eu vi o Senhor!

E contou o que Jesus lhe tinha dito.

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade

 

 

Bom dia!

Dizem os mais antigos que aquele que mais é perdoado é aquele que tem a maior gratidão a aquele que o perdoou!

 “(…) Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios”; (Lucas 8, 2)

Creio profundamente na devoção dessa mulher a aquele que lançou um olhar diferente sobre suas mazelas e a refez das cinzas que vivia. São tantos relatos truncados sobre sua vida que já renderam filmes e apresentações na Broadway. Tantas especulações históricas que no fundo não tem conclusões. Uma prostituta, uma serva, uma confidente, (…) mas eu prefiro uma mulher de fé e postura.

Se hoje retalhamos, talvez não com palavras, mas com pensamentos, pessoas que erraram ou tiveram passados desregrados, imagine alguém que Lucas narrou com sete demônios. Alguns fazem essa alusão aos sete pecados capitais. Creio eu que seria plausível Jesus tê-la como confidente, pois como não acreditar em alguém que trocou seus vícios por um olhar?

Nesse fim de semana, padre Fábio de Melo narrou a conversão do seu pai que era alcoólatra. Por ser uma pessoa que não expressava seus sentimentos e muitas vezes ter sido apanhado na rua bêbado pelos filhos, não conseguia ter uma vida plena. Conta o padre que ainda rapaz olhou nos olhos desse pai e disse: “Pai! Você me ama?”. A resposta foi um abraço sem palavras, mas ele então perguntou outra vez: “Pai, pelo amor que o senhor tem por mim, o senhor para de beber?”. Segundo o padre não houve resposta, mas lágrimas. Conta Fábio de Melo que seu pai nunca mais bebeu a partir daquele dia!

Será que foi esse olhar que Jesus lançou sobre Madalena? Talvez o amor a quem lhe olhou no coração tenha gerado tamanho zelo e agonia ao não encontrar seu corpo. (…) Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram; (…) Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.

Talvez também nós, que já tivemos experiências com esse olhar no fundo da alma, devêssemos zelar por isso que acreditamos e transformou nossa vida. Talvez hoje poder me olhar como filho predileto, ainda repleto de falhas, quereres, quedas, (…), já seja uma razão para procurá-LO onde quer que ele esteja. Que para nós católicos, a participação nas missas de domingo seja um fato muito aguardado e não mais um fim de dia ou noite de um fim de semana. Querer comungar e esperar o próximo encontro; se não posso comungar, mas que caminhemos com ELE, sentemos, ouçamos as parábolas…

 “(…) Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses. Havia se reunido uma grande multidão: eram pessoas vindas de várias cidades para junto dele. Ele lhes disse esta parábola: Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram…” (Lucas 8, 2-5)

Por amor, por zelo, por desprendimento, (…) o olhar de Jesus vem a você que bebe e diz: Pare! Você que fuma, largue o cigarro! Se tiver o vício do jogo, procure ajuda!

Santa Maria Madalena, rogai hoje em seu dia, por nós!

Um imenso abraço fraterno

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Certa vez, um homem de tanto falar que seu vizinho era ladrão, provocou sua detenção para averiguações.

Após vários interrogatórios descobriram que o pobre rapaz era inocente.

O rapaz foi solto, após muito sofrimento e humilhação.

Em seguida processou o homem que o havia acusado.

No tribunal o homem disse ao Juiz:

- Comentários não causam tanto mal.

Ao que o Juiz respondeu:

- Escreva os comentários que você fez sobre o rapaz numa folha de papel. Depois pique a folha e jogue os pedaços pelo caminho, daqui até a sua casa. Amanhã volte para ouvir a sentença.

 

O homem obedeceu e voltou no dia seguinte.

O juiz disse:

- Antes da sentença você terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem.

- Não posso fazer isso, meritíssimo! O vento deve ter espalhado os pedaços de papel por tudo quanto é lugar. Já não sei onde estão!

- Da mesma maneira, completou o Juiz, um simples comentário pode destruir a honra de uma pessoa, espalha-se a ponto de não podermos mais consertar o mal causado.

 

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário