quinta-feira, 27 de julho de 2023

Sexta-feira 28-07-2023

 

Sexta-feira, 28 de julho de 2023

 

"O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza." [ Carlos Drummond de Andrade]

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Mt 13,18-23

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor!

 

- Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer. As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas. As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade

 

Bom dia!

 “(…) As sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita“. Não há o que comentar nesse evangelho. Eu não me atreveria a colocar qualquer “vírgula” na explicação do Senhor, pois como Ele mesmo diz: “(…) Quem tem ouvidos que ouça”.

Ouvir… Um pré-requisito?

Todos que se empenham em levar essa mensagem em um determinado momento também precisarão parar somente para ouvir. Vejo-nos muitas vezes como Marta do Evangelho de domingo… Inquietos. Na missa estamos no canto, nas leituras ou no comentário; nos grupos a qual participamos nos empenhamos na condução, no louvor, na intercessão, (…) A palavra que esta sendo semeada “nas pessoas” também deve atingir a nossa terra.

Lembro quando participava do núcleo do meu grupo de oração, éramos lembrados constantemente que aquele local era onde o servo deveria se reabastecer para que no grupo, no encontro, na reunião principal, estivéssemos empenhados apenas ao serviço. Ainda questiono muito isso. Se isso fosse 100% verdade não teríamos os evangelhos.

O que Jesus fazia, dizia, operava, (…) virou motivo de ser registrado. Aquilo que acontecia no pé de uma montanha, as margens de um lago ou em meio a multidão geravam um aprendizado constante. Esse evangelho de hoje é um dos poucos momentos em que se é registrado um ensino particular, onde Jesus, sondado por seus amigos, explica o significado da parábola do semeador.

A maior parte do que foi ensinado por Jesus se deu em meio ao povo, sem separações, ou distinções e é por isso que TODOS que participam, por exemplo, de uma missa ou celebração devem entender que são testemunhas de um milagre, e não os construtores dele. Um ministério de música imaturo, um comentarista aparecido que resolve “dar um show” precisam rever como anda sua terra, pois se assim o persistirem logo logo a terra não será tão fértil como antes.

Se a condição da semente é ouvir, porque não nos calamos um pouco?

 “(…) Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada“. (Lucas 10, 41-42)

Deus fala conosco do jeito melhor que Ele encontra para que isso aconteça, visto que encontra dificuldade em nos ver parar para escutá-lo. Às vezes uma frase solta no ar, uma mensagem num pára-choque de carro, email de internet ou até mesmo algo que ouvimos de uma pessoa que pouco conhecemos. Quantas vezes “desprezamos” a mensagem que era ensinada ou pregada por um irmão de comunidade, pois alegamos que “já sabemos” o que ele(a) vai dizer?

Jesus nos convida a apresentar nossas mazelas, sonhos, dificuldades e nos promete ajudar a carregá-las, mas por vezes também nos chama a reflexão, a introspecção, ao silêncio que brota da HUMILDADE. Conheço pessoas que não se deixaram ser curadas por Deus, pois estavam “servindo”, pessoas que cantam lindamente, mas não se deixam ser tocadas pela canção…

É claro que um padre não vai se lançar em prantos em meio a uma homilia, pois Deus sabe o momento que deve lançar a semente, sendo assim tão pouco o nosso “testemunho de bolso” ou nossa canção converterá a ninguém que não tenha sua terra revirada e adubada pela palavra. Não adianta forçar a graça se ela não acontece em mim.

 “(…) Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.”. (Atos 1, 6-8)

Nossas palavras, nosso canto, nossas pregações produzem frutos à medida que OUVIMOS, ENTENDEMOS e OPORTUNIZAMOS outros encontros. Com as novas técnicas da agronomia, algumas plantas crescem em um lugar, mas quando viram mudas, são plantadas em outro. Deixemos a semente de hoje virar uma muda em nosso coração para que seja plantada no coração daqueles a quem seremos enviados.

Abramo-nos mais a graça de Deus em todas as ocasiões. Deixe Deus escolher o momento de arar a NOSSA terra. Se for hoje, assim seja.

Um imenso abraço fraterno.

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

É porque nos perdemos nos porquês que aproveitamos menos das bênçãos que recebemos ou que nos julgamos pequenos e insignificantes.

 Não há um dia sequer que eu não receba uma palavra dizendo o quanto sou abençoada e isso porque, segundo muitos, espalho bênçãos através das palavras que envio. E eu acredito que eu seja mesmo uma pessoa abençoada, porque Deus me criou para ser assim, da mesma forma como criou todas as pessoas. Uma vez me disseram que devo ter uma vida perfeita e eu me pergunto o que é ter uma vida perfeita. Sofri acidente quando pequena, cometi erros como qualquer adolescente, me senti infeliz na vida adulta, enfrentei a vida, depressão e me bati pela minha felicidade. Tropecei e me levantei e muito do que eu escrevo são experiências que doeram muito em mim. Já me senti sozinha e triste, já chorei e perguntei a Deus "por quê". Mas sou uma pessoa abençoada, porque Deus me ama acima de todas as coisas e eu creio nisso de todo meu coração, porque hoje compartilho minhas bênçãos com outras pessoas ao redor do mundo, porque minhas dificuldades nunca me impediram de ser quem sou, porque mesmo quando eu menos tinha forças, acreditava que Deus estava ali do lado, que os anjos acampam-se ao redor dos que O temem e os livra.

 Alguém me disse recentemente num e-mail que a felicidade não era coisa que lhe pertencia. Peço a Deus que abençoe esse coração, porque a felicidade lhe pertence sim, mesmo se essa pessoa se sente isolada e sozinha. Mesmo se nossa vida inteira estiver quebrada, se nosso coração continuar inteiro, a felicidade é coisa que nos pertence. Deus nos ama do jeito que somos, quem somos e apesar dos erros que cometemos. Especial para Deus é quem crê nEle, quem pela fé caminha, quem se constrói e contribui para a felicidade própria e alheia.

 

Leticia Thompson

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário