sábado, 12 de agosto de 2023

Domingo 13-08-2023

 

Domingo, 13 de agosto de 2023

 

"Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água."

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Mt 14,22-23

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor!

 

 

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada à tarde, estava ali só.

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

 

Tempestades geram momentos de intimidade!

Jesus ordenou para que os discípulos entrassem no barco e fossem para o outro lado, no entanto, Jesus despedia a multidão. Os discípulos prontamente obedeceram à voz de Jesus, eles entram no barco e partem para o outro lado, mas Jesus que despedia a multidão, se dirige para o monte, e ali Ele vai orar sozinho.

 

1º Lição: Sempre existirão momentos em nossas vidas em que “aparentemente caminharemos sozinhos” podemos compreender quando Jesus diz aos seus discípulos que vão para o outro lado. Era como se Jesus naquele momento dissesse que vão, pois eu ficarei aqui.

Aqueles discípulos agora estavam embarcando para o meio do mar, mas o seu mestre estava ficando. Naquele momento talvez eles não entendiam o que Jesus estava dizendo, mas eles sabiam da necessidade de obedecer à voz de Jesus.

Jamais entenderemos o modo de Deus trabalhar, mas sabemos o quão necessário é obedecer à sua voz. Teremos momentos em nossas vidas em que experimentaremos o silêncio de Deus.

2º Lição: Jesus ordenou que eles partissem para o outro lado do mar, mas Jesus sobe até o monte para ter um momento de intimidade com o pai. Um momento em que somente ele e o pai conversavam através da oração. A tarde já era chegada, e Jesus permanecia ali somente Ele orando.

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Hoje, quando assentei em frente ao computador para escrever pensei: qual o tema a abordar?

Foi então que Deus me direcionou a relatar pensamentos e idéias sobre um gigante na vida de muitas mulheres: o medo.

Quantas vezes você não olhou para dentro de si e viu ali, no fundo do coração, o sentimento do medo?

As mulheres são sensíveis e frágeis, em seu universo ocorrem enormes explosões de pensamentos e ressentimentos totalmente tomados pelo medo. Sentimos medo de perder, de sofrer, de ser humilhadas… e o pior medo: sentimos medo de amar e de deixar que nos amem.

Todas nós experimentamos o medo!

Experimentamos o medo em todas as áreas: no trabalho, na igreja, na rua, nas amizades, com os filhos, namorados, pais, maridos.

Alguns medos não podem ser modificados ou extintos. Mas jamais poderemos transformar o medo em algo positivo até que o enfrentemos. Fugir do medo, do conflito que ele nos causa não é a solução.

O poeta Luis de Camões afirmou que “não se aprende na fantasia, sonhando, imaginando ou estudando somente. Aprendemos vendo, tratando e planejando”. Resumindo: aprendemos vivendo! Só crescemos e vencemos o medo quando o enfrentamos.

Devemos aprender a não perpetuar os mesmos erros de pessoas insensíveis e irredutíveis que, de contínuo, ferem e causam infelicidade àqueles que convivem com elas. O Medo é até certo ponto, normal. Ninguém pode viver inteiramente livre dele. Na verdade, não é o medo que acaba com as melhores ou piores relações. O que determina o fim de um relacionamento, seja ele com filhos, pais, patrão, marido, amigos, são as atitudes e decisões que tomamos diante dele.

 “Um relacionamento que da certo é um edifício que tem que ser construído todos os dias”.

Quem age motivado pelo medo, provoca a ira, a mentira, a amargura, irritabilidade. Quem age dominado pelo medo faz nascer os sentimentos mais tolos existentes e ainda traz a infidelidade para si mesmo e jamais é feliz.

Que o Verdadeiro Amor - JESUS - arranque de nós toda sombra de temor aos homens e às situações e nos encha da sua coragem e ousadia para viver!

A Bíblia diz: “No amor não há medo, antes o verdadeiro amor, lança fora todo medo, porque o medo tem consigo a covardia, e o que teme não é perfeito em amor. ” (1João 4:18).

 Que essa verdade invada nossos corações e nos liberte a cada dia!

 

Virginia Costa

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário