quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Sexta-feira 06-10-2023

 

Sexta-feira, 06 de outubro de 2023

 

“A alegria não está nas coisas. Está em nós!” (Goethe)

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Lc 10,13-16

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor!

 

 

Naquele tempo, disse Jesus: 13"Ai de ti, Corazim! Ai de Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim des­preza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou".

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre  Soledade

 

Bom dia!

Vejo uma profunda ligação dessa passagem com algo que ocorreu com Jonas e os Ninivitas.

 “(…) Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: Daqui a quarenta dias Nínive será destruída. Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, VESTINDO-SE DE SACOS DESDE O MAIOR ATÉ O MENOR. A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o manto, COBRIU-SE DE SACO E SENTOU-SE SOBRE A CINZA. Em seguida, foi publicado pela cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: Fica proibido aos homens e aos animais, tanto do gado maior como do menor, comer o que quer que seja, assim como pastar ou beber. Homens e animais se cobrirão de sacos. TODOS CLAMEM A DEUS, EM ALTA VOZ; DEIXE CADA UM O SEU MAU CAMINHO E CONVERTA-SE DA VIOLÊNCIA QUE HÁ EM SUAS MÃOS. Quem sabe, Deus se arrependerá, acalmará o ardor de sua cólera e deixará de nos perder! Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, DEUS ARREPENDEU-SE DO MAL QUE RESOLVERA FAZER-LHES, E NÃO O EXECUTOU”. (Jonas 3, 4-10)

Deus, em muitas narrativas do antigo testamento, é apenas mencionado pela dureza da sua justiça aos que preferem o mal; no novo testamento, Jesus esforça-se em apresentar o Deus amoroso e compassivo. O Evangelho de hoje reafirma a presença soberana do Deus justo.

Quando acontecem as fatalidades do dia-a-dia clamamos ardentemente pela justiça divina, mas quando somos nós os grandes opressores, pedimos a Sua misericórdia. Deus nunca, nem no novo e nem no antigo testamento deixou de olhar com justiça sendo assim compreensível a idéia que realmente precisamos TAMBÉM mudar.

Algo me chamou muito atenção numa fala de um padre da minha comunidade: “Será que somente rezar é suficiente”? Trazer essa reflexão é importante, pois nos trás de volta ao compromisso que temos com minha própria salvação e com a dos que me cercam sendo assim, inconcebível a idéia de salvação sem a cruz.

O mais engraçado é que todos sabem o que é certo e o que é errado, mas por que então não fazemos somente o correto? Passamos boa parte de o nosso tempo a justificar, para mim mesmo e para os outros, os atos e gestos (erros) que eu desde o começo sabia que não era para serem feitos. Sabemos que é errado, mas não conseguimos deixar de fazer… “(…) Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, SE OS MILAGRES QUE FORAM FEITOS EM VOCÊS TIVESSEM SIDO FEITOS NAS CIDADES DE TIRO E DE SIDOM, OS SEUS MORADORES JÁ TERIAM ABANDONADO OS SEUS PECADOS HÁ MUITO TEMPO”.

Iniciamos hoje o mês missionário e com ele a reflexão que precisamos antes de tudo começar pela conversão daquele (a) que vemos no espelho todos os dias. Talvez se conseguirmos convertê-lo (a) ou pelo menos fazê-lo (a) cair menos vezes, conseguiremos ter um mundo melhor.

Precisamos muito que isso aconteça, pois Deus é Justo e também será justo com nossa luta em buscarmos sermos alguém melhor do que já somos hoje.

Uma possível conclusão: Se sei o que é errado e tenho convicção disso devo começar minha caminhada de dentro pra fora. Sendo assim…

 “(…) Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos”. (Filipenses 4,8)

Um imenso abraço fraterno.

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Em 1921, Lewis Lawes tornou-se diretor da Prisão de Sing Sing. Naquela época, não havia prisão mais rigorosa que essa. Quando o diretor Lawes aposentou-se, 20 anos mais tarde, aquela prisão transformou-se em uma instituição humanitária.

Os estudiosos do sistema disseram que o responsável pela mudança foi Lawes. Mas, ao ser questionado sobre a transformação, ele disse:

— O mérito todo é de Catherine, minha maravilhosa esposa, que está enterrada fora dos muros da prisão.

Catherine Lawes era uma jovem mãe de três filhos pequenos quando seu marido assumiu o posto de diretor da prisão. Desde o início, todos a advertiram de que ela jamais deveria colocar os pés dentro dos muros da prisão, mas essas advertências não assustaram Catherine! Quando o primeiro jogo de basquete foi realizado ali, ela compareceu... atravessou a quadra com seus três lindos filhos e sentou-se nas arquibancadas em companhia dos internos.

Ela dizia o seguinte:

— Meu marido e eu vamos tomar conta desses presos, e creio que eles vão tomar conta de mim! Não tenho por que me preocupar!

Catherine insistia em fazer amizade com os presos e em conhecer suas histórias. Ficou sabendo que havia ali um assassino confesso que estava cego, e resolveu fazer-lhe uma visita.

— Você lê em Braille? — ela disse, segurando-lhe as mãos.

— O que é Braille? — ele perguntou.

Ela o ensinou a ler. Anos depois, ele chorou emocionado e cheio de afeto por ela.

Posteriormente, Catherine encontrou um surdo-mudo na prisão. Passou a frequentar uma escola especializada em linguagem por sinais. Muitas pessoas diziam que Catherine Lawes era o corpo de Jesus ressuscitado novamente em Sing Sing, de 1921 a 1937.

Subitamente, ela morreu em um acidente de carro. Na manhã seguinte ao desastre, Lewis Lawes não compareceu ao trabalho, sendo substituído pelo diretor interino. Imediatamente, a prisão inteira notou que alguma coisa errada havia acontecido.

No outro dia, o corpo dela jazia em um caixão em sua residência, distante cerca de 1.200 metros da prisão. Enquanto fazia sua inspeção rotineira, o diretor interino ficou surpreso ao ver um grupo de criminosos dos mais terríveis e medonhos amontoados como animais diante do portão principal.

O diretor interino aproximou-se e viu lágrimas de sofrimento e tristeza nos olhos de todos. Ele sabia quanto eles amavam Catherine. Virou-se e encarou o grupo, dizendo:

— Muito bem, homens, vocês podem ir. Mas quero ver todos vocês de volta esta noite!

Em seguida, abriu o portão e um desfile de criminosos percorreu, sem escolta, os 1.200 metros para ficar na fila e prestar as últimas homenagens a Catherine Lawes. E todos retornaram à prisão. Todos!

Tim kimmel, em Histórias Para o Coração.

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário