quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Quinta-feira 02-11-2023

 

Quinta-feira, 02 de novembro de 2023

 

“Que sua presença, seja sempre um sopro de ar puro para o ambiente em que estiver. Que sua pessoa seja digna de confiança, mas com um toque de criatividade. Disponível, mas sem esquecer-se de si.”

 

 

EVANGELHO DE HOJE

Lc 13,31-35

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.­

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor!

 

 

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”. Ele disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas não quiseste! Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”.

 

 

Palavra da salvação

Glória a vós Senhor.

 

 

 

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade

 

Bom dia!

Em um momento de oração que tive essa semana, algo vinha muito forte no meu pensar: Por que é que as pessoas estão preferindo deixar de acreditar? A pergunta até sugere que seja em Deus, mas vai muito além… Seria ação e reação?

Vemos jornais, revistas, internet; assistimos o avançar da violência e como reação nos trancamos em casa, suspeitamos de tudo e de todos e de “brinde” ganhamos os primeiros sinais depressivos, do pânico, do medo…

Vamos para o trabalho e tristemente nos deparamos com um trânsito que se esqueceu de ser defensivo e passou a ser ofensivo. Pessoas que tem em seu poder uma arma de ataque chamada carro, ônibus, moto, (…); se tem a impressão que saem de suas casas, trabalho, (…) pensando em descontar suas insatisfações (financeiras, familiares, sentimentais) no primeiro que lhe cruzar o caminho. Como reação surge uma nova forma de tratamento: a de trânsito.

Conheço pessoas que se transformam ao volante. Pessoas que pararam de acreditar e agora respondem com violência a violência. Um grande verdade: somos frutos de como respondemos ao mundo.

Ser cristão dentro da igreja é muito fácil

Por que será que paramos de acreditar? Questionamos o trabalho e a vida pessoal dos professores dos nossos filhos, pelo baixo rendimento de suas notas; não queremos acreditar na nossa culpa e nossa falta de tempo em ensiná-los, em cobrá-los, em cortar regalias, (…) Ficamos depressivos então pelo fato de não conseguirmos encarar o que virá, pois não acreditamos mais que temos a competência para isso. Que nosso orgulho nos fez ser “diferentes” de nossos pais e agora não consigo segurar, pois tive medo de dizer não, não faça, não pode, não deixo, (…)

 “(…) Mas eu preciso seguir o meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã”.

Nesse momento tão crucial é que sentimos a falta de ter uma espiritualidade madura; quando invejamos a fé daqueles que parecem compenetrados e impassíveis enquanto o mundo, para nós parece que esta sendo arrancado do chão.

 

Essa mesma frase de Jesus soa tão bem para aqueles que não perdoamos ou para àqueles que fui juiz, promotor, testemunha e também jurado. Pessoas que não vivem porque não as deixamos viver. Maridos e esposas que deixaram seus lares, mas não foram (e talvez nunca sejam) perdoados; pessoas que se arrependeram dos erros pediram para voltar, foram aceitos, mas nunca perdoados de fato; vizinhos que um dia foram quase irmãos e por uma panela emprestada, um carro novo invejado, por um emprego disputado, (…) a amizade e a fraternidade foram pro espaço; pessoas que ouviram o que não queriam; uma critica desmedida que não conseguem viver pela raiva (ou seria ódio) que guardam… Ruminam até hoje.

Novamente: “(…) Mas eu preciso seguir o meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã”.

Temos que enfrentar nossos medos e a nós mesmos de vez em quando. Precisamos combater como diz uma história popular, um lobo que insiste em viver dentro de nós e que se ainda tem força é porque o alimentamos.

“(…) Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade”. (Efésios 4,22-24)

Precisamos voltar a acreditar, parar de nos esconder; de alimentar o mal que habita em nós, seguir o nosso caminho e enfrentar nossa cruz por mais pesada que seja.

Um imenso abraço fraterno.

 

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO

 

Eu estava sentado ali, dilacerado pela dor. Alguém chegou e falou-me sobre os desígnios de Deus, os motivos pelos quais aquilo acontecera, a esperança que existe após a morte.

Falou sem parar, disse coisas que eu sabia serem verdadeiras. Não fiz um movimento sequer. Queria apenas que ele se afastasse dali. Finalmente, ele foi embora.

Outra pessoa chegou e sentou-se a meu lado. Só isso. Sentou-se a meu lado por uma hora ou mais. Ouviu quando eu tive vontade de falar alguma coisa, respondeu rapidamente às minhas perguntas, orou e partiu.

Fiquei comovido. Senti-me confortado. Detestei vê-lo afastar-se dali.

Joseph Bayly, escrito após a morte de seus três filhos.

 

 

 

 

 

 

UM ABENÇOADO DIA PRA VOCÊ...

 

 

 

E até que nos encontremos novamente,

 

que Deus lhe guarde serenamente

 

na palma de Suas mãos.

 

 

 

 

 

 

Faça seu cadastro informando seu e-mail para receber um

DIÁRIO como este.

veraborro@gmail.com

 

 

Para comentários, sugestões ou cadastro de um amigo:

veraborro@gmail.com

 

 

Visite nosso blog, você vai gostar

https://florescersempre2017.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário